Projeto contra drogas envolve 3.200 pessoas

Projeto contra drogas envolve 3.200 pessoas

caps (2)Cerca de 3.200 profissionais de 20 municípios baianos serão capacitados  pelo projeto Pacto pela Vida para acompanhar usuários de álcool, crack e outras drogas. De início, o projeto contemplará 10 municípios, entre os quais, Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari, onde profissionais envolvidos na capacitação já estão sendo mobilizados.

A informação é da Secretaria de Saúde da Bahia, segundo a qual o projeto beneficiará profissionais da rede de atenção psicossocial dos municípios em atenção ao uso de drogas, com foco principal nas equipes de Caps, e representantes de áreas intersetoriais – ação social, justiça e segurança, que serão fortalecidos  na articulação no cuidado em rede aos usuários de drogas. 

A medida é uma  iniciativa conjunta da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Faculdade de Medicina da UFBa e Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti (ARD-FC), por meio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (-Ad) Gregório de Matos.

O projeto de capacitação em uso de drogas será desenvolvido através de aulas presenciais, estudo de casos, rodas de conversa e atividades reflexivas, com carga horária de 16 horas, e oito horas semanais de atividades de ensino à distância (EAD), durante quatro semanas. Durante o período de EAD haverá discussão de até quatro situações-problema ou casos clínicos, bem como espaço de esclarecimento de dúvidas com profissionais do Caps-Ad Gregório de Matos,localizado no Terreiro de Jesus, na Faculdade de Medicina da UFBA (foto).

A.V.
 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *