Descolacamento de retina

Descolacamento de retina

downloadNossos olhos são como câmeras que capturam as imagens, e através dos seus cabos as enviam  para a reprodução, no caso da visão,  são enviadas ao cérebro. E a retina é parte fundamental desse equipamento tão sensível e aprimorado.

A retina despenha um papel importantíssimo na visão.  É formada por uma fina camada de tecido, sensível à luz, localizada na parte mais interna do olho. O sistema ótico do olho foca a luz na retina, esta recebe as imagens e manda para o cérebro, através do nervo ótico sob a forma de impulsos nervosos. Todo ano a cada 10 mil pessoas, uma tem deslocamento de retina, informação divulgada no site Cidade Verde conectada-Piauí.

Quando ocorre o deslocamento de retina é preocupante, pois a situação é tão grave que pode levar o indivíduo à cegueira. Lesões e traumas nos olhos ou na cabeça podem alterar o tecido da retina, provocando rasgaduras ou buracos. Outros fatores desencadeiam a doença tais como: envelhecimento, histórico familiar de descolamento de retina e miopia extrema.

Ao menor sinal de desconforto, como se fosse pedaços flutuantes, moscas flutuantes, percepção de “flashes de luz”, tem que procurar um especialista.

WhatsApp Image 2018-04-19 at 10.20.06

 

 

Deslocamento de retina foi assunto do  programa Saúde no Ar, desta quinta-feira (19). Patrícia Tosta conversou com a médica oftalmologista, Nayana Braga.

Ouça a entrevista na íntegra:

Redação Saúde no Ar

Foto:arquivo e internet

O Programa Saúde no Ar é transmitido pela Excelsior AM 840 e rádio on line Saúde no Ar, participação pelo watss App 71 9968-13998 ou  3328-7666.

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *