Coronavírus - Um perigo internacional

Coronavírus - Um perigo internacional

De acordo com o Ministério da Saúde, nesta sexta-feira (31), são 12 o número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil. No Ceará (1), Paraná (1), Rio Grande do Sul (2), Santa Catarina (1) e São Paulo (7), até o momento nenhum desses casos foram confirmados.

No mundo já são 9.926 casos confirmados da doença,  9.783 deles na China. Até o momento são considerados graves 1,3 mil desses casos. Segundo o site Gisanddata que divulga 24 horas atualizações sobre o caso, foram registradas 213 mortes pelo novo vírus 2019-nCoV.

Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou estado de emergência global em razão da disseminação do coronavírus. Juntamente com o anuncio do novo grau de emergência a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que a Bahia está revisando a capacidade instalada de hospitais com leitos de isolamento simples e isolamento com pressão negativa.

De acordo com a Sesab, o governo do estado irá capacitar o profissionais da saúde para entender o novo coronavírus. A medida foi tomada lodo depois do Ministério da Saúde identificar casos suspeito em Minas Gerais, estado que faz fronteira com a Bahia.  A Secretaria Municipal de Saúde começa o plano ações visando o Carnaval, período de grande circulação de turistas na cidade. Dessa forma a SMS emitiu nesta quarta-feira novo boletim epidemiológico com instruções para o tratamento e cuidados preventivos.

Precauções

Portos e aeroportos estão sendo monitorados. Dessa forma, recomenda-se cautela para se evitar medidas restritivas e desproporcionais em relação aos riscos para a saúde e trânsito de pessoas, bens e mercadorias. Também aguarda-se novas orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Não há até o momento nenhum caso suspeito na Bahia.

Veja nova nota técnica conjunta publicada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS-BA) e a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) 

Reveja matéria sobre o caso: Entidades em alerta

Por: Joice M Araujo

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *