Coronavírus: Com a proximidade do carnaval Bahia se prepara para possíveis casos de infecção

Coronavírus: Com a proximidade do carnaval Bahia se prepara para possíveis casos de infecção

De acordo com informe publicado por autoridade chinesas, foram confirmadas 132 mortes pelo surto de coronavírus. Os casos confirmados de infecção da doença já passam de 5,974, sendo mais de mil em estado grave.

Autoridades sanitárias do país pretendem tratar pacientes com medicamentos utilizados no tratamento de aids. Segundo médicos chineses em publicação, os medicamentos surtiram efeitos em outros coronavírus como a Sars e Síndrome Respiratória Aguada Grave. Especialistas ressaltam que, crianças também podem contrair o vírus, foram confirmados até o momento caso entre crianças e um bebê de nove meses.

No mundo já foram registrados mais de 80 casos, entre 17 países. Casos suspeitos de contágios entre pessoas foram detectados no Vietnã, em Taiwan, no Japão e na Alemanha.

Pesquisadores de Hong Kong trabalham no desenvolvimento de uma vacina eficaz contra a doença, porém, não se tem data prevista para teste em humanos.

Novo Coronavírus supera casos de Sars

Mesmo com medidas de isolamento na China, os casos confirmados do novo Coronavírus superam registros de epidemias anteriores como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars). A infecção tornou-se epidemia entre os anos de 2002 e 2003 contaminando 5.327 pessoas no país, 774 pacientes morreram por conta da doença. Na China foram 349 óbitos.

De acordo com a  Organização Mundial da Saúde (OMS), a taxa de mortalidade do novo coronavírus é menos do que da epidemia de 2003. No período a taxa de mortalidade era de 10%. Mesmo com o auto número de infectados a taxa de mortalidade pela doença é de 2%.

Segundo Zhong Nanshan, membro da Academia Chinesa de Engenharia e especialista em doenças respiratórias, o grande pico de infecções pela doença pode acontecer em até 10 dias. A informação foi divulgada no site da Comissão Nacional de Saúde da China nesta quarta-feira (29). A analíse foi feita, juntamento com a medida adotado pelo governo chinês em restringir a circulação em regiões com casos confirmados.

De acordo com o texto, após este período “aqueles que não foram infectados permanecerão saudáveis ​​e aqueles que foram infectados receberão tratamento médico.

Bahia se prepara para possíveis casos durante carnaval

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o governo do estado irá capacitar o profissionais da saúde para entender o novo coronavírus. A medida foi tomada lodo depois do Ministério da Saúde identificar casos suspeito em Minas Gerais, estado que faz fronteira com a Bahia.  A Secretaria Municipal de Saúde começa o plano ações visando o Carnaval, período de grande circulação de turistas na cidade. Dessa forma a SMS emitiu nesta quarta-feira novo boletim epidemiológico com instruções para o tratamento e cuidados preventivos.

Ilustração de alerta sobre o Coronavírus

Segundo dados da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Setur), a procura de turistas chineses por Salvador ainda é baixo. Em 2019, eles representaram cerca de 0,2% na fatia total de visitantes estrangeiros na cidade, número que representa 2 mil pessoas.

De acordo com o Ministério do Turismo (MTur), a China é o país que mais emite turistas para o mundo, com 141 milhões deles viajando para o exterior todos os anos. Dados do ministério estimam que cerca de 60 mil chineses visitam o Brasil anualmente, tendo São Paulo e Rio de Janeiro como principais destinos.

 

Por: Joice M Araujo

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *