Como melhorar a circulação sanguínea

Como melhorar a circulação sanguínea

AlimentosPara que a circulação do sangue no organismo ocorra de maneira ideal, é necessaria uma alimentação equilibrada. O processo tem a missão de auxiliar todos os tecidos, transportar nutrientes e tirar deles os produtos de excreção, além de enviar hormônios para todo o corpo.

Caso a circulação sanguínea não aconteça da forma adequada, o organismo reage apresentando vários problemas, como celulite, varizes, fadiga e aumento do colesterol ruim. Destarte, o resultado é a má-circulação.

Confira também:

‘Alimentos transgênicos são seguros’

Carboidratos complexos na alimentação

Em primeiro lugar, a água é destaque. O recurso precioso da natureza é fulcral para o funcionamento do organismo como um todo, e não seria diferente no que se refere à circulação. O consumo de, no mínimo, dois litros por dia é o a recomendação de especialistas.

Corpo humanoAlimentos ricos em vitaminas e minerais moduladores, são indispensáveis para a saúde do sistema circulatório. Dentro desse grupo, opções que contém vitamina C e flavonoides juntos fortalecem as paredes dos vasos sanguíneos. São exemplos a acerola, morango, amora, goiaba e laranja.

Porquanto, peixes também são indicados. Por serem ricos em ômegas, principalmente o tipo 3, ajudam a impedir a formação de trombose e de depósitos de gordura, o que reduz a pressão arterial. Os peixes de água fria são os mais eficientes, a exemplo do Salmão, além do azeite de linhaça.

Ademais, são alimentos importantes de maneira geral: amendoim, rico em vitamina B3 colabora para a vasodilatação (deve-se ingerir com moderação, pois é calórico); alho, pois aumenta a fluidez sanguínea; e cebola roxa – possui ação anti-inflamatória.

Por fim, deve-se evitar ao máximo alimentos com glúten e industrializados. Em excesso, diminuem o fluxo sanguíneo e aumentam a concentração de sódio no corpo, respectivamente. O ideal é substituir por alternativas naturais, como suco de uva, verduras e legumes, grãos e cereais, soja e gérmen de trigo.

 

Redação Saúde no Ar*

(M.M)

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.