Teste de gravidez pela saliva

Teste de gravidez pela saliva

Os testes de fertilidade que são vendidos em farmácias e que necessitam apenas da urina são os mais rápidos e baratos para se identificar uma gravidez, apesar de a eficácia não ser completamente garantida. Além desse método de fácil acesso, outro que é bem menos comum é o teste feito a partir da saliva.

Em suma, a resposta positiva para a gravidez por esse método pode ser identificada em toda mulher que entra no período de ovulação pelo aumento significativo do estrogênio e do hormônio luteinizante, que acabam por estimular a produção da enzima mucina e do sódio no organismo. A partir disso, com a proximidade do dia fértil e, consequentemente, com o aumento da quantidade desse sal corporal, o sódio passa a ser identificado na saliva seca, onde é possível visualizar a formação de cristais e que só podem ser vistas com o auxílio de uma lente especial.

Confira também

Fio dental é eficaz?

Por que escovar os dentes causa sede?

A grande vantagem desse tipo de teste é a possibilidade de ser feito dos os dias, o que ajuda muito a identificar o período fértil em mulheres que tem Síndrome dos Ovários Policísticos, por exemplo. No entanto, apesar de ser tão eficiente quanto o que usa a urina, esse método apresenta algumas complicações quanto a sua execução e análise.

O primeiro empecilho é a necessidade do uso de um microscópio, mesmo que seja de brinquedo, pois para examinar a lâmina é necessário aumentar pelo menos 100 vezes o tamanho das imagens. Após isso, a saliva deve ser coletada após a mulher ficar duas horas sem comer, beber ou fumar. Depois, a secreção precisa ser colocada em uma lâmina seca e muito bem higienizada. Não obstante, deve-se também, após a coleta da saliva, estourar as bolhas que possam estar presentes e esperar a saliva secar para que se possa observar a formação dos cristais, o que leva cerca de duas horas.

Comparando os pontos positivos e negativos do método e chegando à conclusão de que é um teste interessante pelas vantagens oferecidas, o preço final pode assustas. Por ser uma novidade no mercado, o que está disponível hoje no Brasil é importado e vendido em algumas farmácias por um valor que pode chegar até 200 reais.

Redação Saúde no Ar.  05/10/2016

Maicom Menezes

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *