Colesterol vilão do coração

Colesterol vilão do coração

dr Joberto - medico cardiologista8 de agosto é o dia nacional de combate ao colesterol, a data chama atenção para a necessidade de olhar mais para a qualidade dos alimentos ingeridos. O colesterol é  essencial à vida e adquirido através dos alimentos ingeridos e necessários ao organismo. Já o excesso de colesterol pode ser considerado um vilão para o coração, causando várias complicações .A prevenção é uma boa e equilibrada alimentação.

O colesterol é sintetizado pelo fígado e encaminhado pela corrente sanguínea através das triglicérides VLDL, até as células, que armazenam e utilizam essas gorduras e proteínas nutridas pelo fígado como combustível. A gordura boa para o organismo é chamada de HDL, enquanto o mau colesterol conhecido como LDL. Assim o excesso de alimentos ricos em gordura acaba estreitando as paredes das artérias, entupindo-as e propiciando os ataques cardíacos ou infartos.

 

Alimentos ricos em HDL extraem o LDL das paredes das artérias, devolvendo-o ao fígado que os elimina. O vício de fumar também é um indicador para baixar os níveis de HDL, já a reeducação alimentar e atividades físicas regulares aumentam. Para ter melhor saúde devem-se ingerir menos gorduras, saturadas e comer mais fibras solúveis, que contribuem para reduzir o colesterol no sangue.

O assunto foi tema do Programa Saúde no Ar desta quarta-feira (08.08). Patrícia Tosta conversou com o Diretor de Promoção de Saúde cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia da Bahia , o cardiologista, Joberto Pinheiro Sena.

ouça a conversa abaixo:

Leia também:

Doenças cardiovasculares

 

Fonte: SBEM

Foto: Saúde no ar 

Redação Saúde no Ar.

1 Comment

  1. Seus artigos são bem informativos, vendo que muitas pessoas buscam informações relevantes, muito bom quando encontramos conteúdo de qualidade como esse, parabéns!

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *