Pitaia tem potencial para ajudar a controlar glicemia, colesterol e ansiedade, aponta estudo da Embrapa

Pitaia tem potencial para ajudar a controlar glicemia, colesterol e ansiedade, aponta estudo da Embrapa
Estudos revelam que a pitaia apresenta um grande potencial para auxiliar no controle do colesterol, da glicemia e da ansiedade. De acordo com a pesquisa, a fruta conseguiu a redução do colesterol total, do LDL e dos triacilgliceróis e na elevação do HDL (conhecido como “colesterol bom”).

Contudo, a pesquisadora Ana Paula Dionísio, do Laboratório de Processos Agroindustriais da Embrapa Agroindústria Tropical (CE), ressalta que há um longo caminho entre os estudos realizados e os testes clínicos com humanos. Embora favoráveis, os resultados “não significam que as pessoas devam substituir seus remédios pela fruta”.

Dessa forma, a pesquisa com a chamada fruta-do-dragão foram liderados por um grupo de cientistas da Embrapa especializados em alimentos funcionais; bem como a participação da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza (Unifor). Além disso, durante os testes para determinação de atividades funcionais da fruta; os pesquisadores observaram os efeitos do processamento na composição metabólica, química, físico-química, enzimática e volátil da polpa.

Por outro lado, a fruta ainda pouco cultivada no Brasil, apresenta preços elevados. Tendo como principal produtora a Região Sudeste.

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Fiocruz divulga série histórica da situação de ocupação de leitos de UTI Covid-19 no SUS

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *