O colesterol é sintetizado pelo fígado e encaminhado pela corrente sanguínea através das triglicérides VLDL, até as células, que armazenam e utilizam essas gorduras e proteínas nutridas pelo fígado como combustível. A gordura boa para o organismo é chamada de HDL, enquanto o mau colesterol conhecido como LDL. Assim o excesso de alimentos ricos em gordura acaba estreitando as paredes das artérias, entupindo-as e propiciando os ataques cardíacos ou infartos.
Alimentos ricos em HDL extraem o LDL das paredes das artérias, devolvendo-o ao fígado que os elimina. O vício de fumar também é um indicador para baixar os níveis de HDL, já a reeducação alimentar e atividades físicas regulares aumentam. Para ter melhor saúde devem-se ingerir menos gorduras, saturadas e comer mais fibras solúveis, que contribuem para reduzir o colesterol no sangue.
O assunto foi tema do Programa Saúde no Ar desta quarta-feira (08.08). Patrícia Tosta conversou com o Diretor de Promoção de Saúde cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia da Bahia , o cardiologista, Joberto Pinheiro Sena.
ouça a conversa abaixo:
Leia também:
Fonte: SBEM
Foto: Saúde no ar
Redação Saúde no Ar.
