Cientistas procuram saber mais sobre a nova variante da covid-19 que assola a Índia

Cientistas procuram saber mais sobre a nova variante da covid-19 que assola a Índia

Um nova variante que assola a Índia, preocupa cientistas de todo o mundo, que tentam descobrir mais detalhes referente a cepa. Contudo, os pesquisadores, não sabem até que ponto ela se espalhou ou se é ela que está impulsionando a segunda onda de covid-19 no país.

Anteriormente, uma outra variante batizada de B.1.617, descoberta pela primeira vez na Índia em outubro. “A superpopulação e a densidade da Índia a tornam uma incubadora perfeita para esse vírus registrar mutações”; disse Ravi Gupta, professor de microbiologia clínica da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Onda devastadora

De acordo com o governo do páis, a Índia tem relatado cerca de 200 mil casos graves por dia desde 15 de abril. Dessa forma, a nova onda de casos na Índia pode ter piorado devido concentrações de pessoas e pela falta de medidas preventivas; bem como uso de máscaras ou distanciamento social.

Aém disso, cientistas ressaltam que ainda não possuem informações concretas de quão espalhadas ela está no país. Até o momento, a variante esteve presente em 220 das 361 amostras coletadas entre janeiro e março no Estado de Maharashtra.

Também detectada em pelo menos 21 países; de acordo com o banco de dados global GISAID.

Mesmo com pesquisas realizadas em todo o mundo, as mutações podem ajudar o vírus a escapar dos anticorpos do sistema imunológico que lutam contra o coronavírus com base na experiência de uma infecção anterior ou de uma vacina.

De acordo com os pesquisadores, entre as variantes descobertas, a mais preocupante no momento é aquela identificada no Reino Unido, que se espalhou para pelo menos 50 outros países.

 

 

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Alta de casos de Covid na Índia vai atingir prazos de vacinação no Brasil

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *