Março mulher promove saúde

Março mulher promove saúde

08.03-Dia da Mulher.fwDesde final do século XIX e início do XX, as mulheres vêm lutando pelo direito a educação, ao trabalho fora do lar, ao voto, liberdade sexual, entre outras reivindicações. Mas, o porquê que o dia 8 de março ficou consagrado à mulher? Devido a várias ocorrências dentro mesmo mês. No dia 8 de março 1857 funcionárias de uma fábrica Têxtil de New York fizeram greve exigindo direitos trabalhistas; reivindicando melhores condições de trabalho e foram reprimidas com violência pela polícia.  E no mesmo mês, dezenas de mulheres morreram queimadas em outra indústria têxtil, as mortes ocorreram em função das precárias condições de segurança no local. Em decorrência dessa tragédia que  provocou várias mudanças nas leis trabalhistas e de segurança de trabalho, gerando melhores condições para os trabalhadores norte-americanos.

A luta continua, diariamente, em busca de meritocracia, saúde, políticos honestos.Uma vida com liberdade de se expressar, sem ser julgada pelo fato de ser mulher.

Em homenagem ao dia Internacional da Mulher diversas entidades promovem ações em Salvador, durante o mês de março.

 

08/03 -Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres​

Prefeitura que vão ser realizadas neste ano de 2018 e que irão apoiar transformar e oferecer uma nova perspectiva de futuro às cidadãs que vivem em Salvador. É a Mulher 360, programação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e que será lançada pelo prefeito ACM Neto e pela titular da pasta, Taissa Gama, nesta quinta-feira (8), às 18h, na Pupileira, em Nazaré.

O pontapé da Mulher 360 será a programação comemorativa ao mês da mulher, que conta com palestras, rodas de conversa, encontros, exposição e até mesmo cinema ao longo de março. Também entram na lista o Feirão SPMJ nos Bairros e a SPMJ Itinerante, com o intuito de aproximar os serviços da secretaria e entidades parceiras do público feminino; capacitação profissional com a Sala da Mulher Empreendedora, Cozinha Industrial e Qualifica Brasil; atividades do Outubro Rosa; e atendimento à mulher e políticas públicas, como os centros de referência e casas de acolhimento e o programa de combate à discriminação e violência, dentre outras ações.

08/03- A Fundação José Silveira​

A Fundação José Silveira –convida você mulher- a participar das palestras que serão abordados temas como o “empoderamento da mulher e da criança e a mulher e o amor”. Quem vai comandar e o autor, consultor e especialista em ética e cidadania e em outras áreas, joper padrão e a desembargadora dolores correia vieira.

Será no auditório do instituto brasileiro para investigação de tuberculose, o (IBIT) fica  na ladeira do campo santo, sem numero no bairro da  federação- o evento às 10h da manhã.

08/03 A  Secretaria Municipal da Saúde​

A  Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizará nesta quinta-feira (08), no SAE Marymar Novais uma roda de conversa com o tema "Direitos das Mulheres Vivendo com HIV e Empoderamento feminino". O evento acontecerá na unidade de saúde, localizada na Rua Arthur Bernardes, s/n  – Dendezeiros.

A ação terá como público alvo as mulheres tratadas nos SAE de Salvador, mulheres dos movimentos sociais de PVH e profissionais de saúde.

O evento que terá mediação a advogada do GAPA-Ba, Dra. Ludmilla Khatarina e a militante Rosaria Piriz das Cidadãs Posithivas, recepcionará as homegeadas com um café da manhã e música.

A SMS, através da Vigilância Sanitária do Distrito Sanitário de Brotas, promoverá nos dias 15 e 22 de março, das 7:30h as 12hs, uma capacitação para 25 mulheres com o tema: "Introdução em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos". As vagas já foram preenchidas.

 

10/03 Hospital da Mulher

Dia 10 de março o Hospital da Mulher fará um MUTIRÃO para várias cirurgias, é necessário  levar os documentos e exames quem tiver em mãos para fazer triagem.

 

10/03- Sábados Musicais em homenagem ao Mês da Mulher

Shopping  Paseo promove homenagem às mulheres durante todo o mês de março, com diferentes estilos musicais, sempre às 19h. O projeto Sábados Musicais oferece apresentações gratuitas, sempre a partir das 19h, com o Grupo Choro de Mulheres, a pianista Rejane Evangelista e a cantora Mary Vidal.

Segue programação:

10/03 – Grupo Choro de Mulheres

17/03 – Rejane Evangelista e Mary Vidal

24/03 – Grupo Choro de Mulheres

31/03 – Rejane Evangelista e Mary Vidal

 Continue lendo depois da publidade!

principal 2.fw

 

 

 

 

 

A partir 14/03 -Sala da Mulher Empreendedora terá série de oficinas no mês de março

A Sala da Mulher Empreendedora, sob a coordenação da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), terá série de palestras neste mês de março. Nos dias  14, 21 e 28 de março serão realizadas quatro oficinas de quatro horas diárias com os temas: 'Mulher Empreendedora, Auto Responsabilidade e Empreendedorismo'; 'Mulher Empreendedora e o seu poder pessoal'; 'A Construção da Missão Pessoal' e 'Mulher Empreendedora – Vitórias a conquistar'.

A programação sempre tem início às 8h, no Centro de Referência e Atendimento à Mulher Loreta Valadares, e tem previsão para terminar às 12h. O Centro fica na Praça Almirante Coelho Neto, nº 1, Barris. Serão beneficiadas mulheres, em especial as que estão em situação de violência doméstica e são potenciais empreendedoras. Podem ser atendidas 20 pessoas por dia durante as atividades concentradas neste mês de março. Mais Informações podem ser obtidas pelos telefones 3611-6412/ 3235-4268.

Ainda este ano, serão oferecidos pelo Sebrae, empresa parceira no evento, cursos de capacitação e preparação para a abertura de novos negócios. Com essa iniciativa, muitas mulheres que se submetem aos maus tratos dos maridos, por dependência financeira, terão autonomia e oportunidade de construir uma carreira. Quem tiver interesse em fazer o cadastramento e participar das atividades nos próximos meses, deve levar apenas o RG e o CPF.

Redação saúde no Ar
 

 

 

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *