Cardiologistas do HSI são premiados em congressos

Cardiologistas do HSI são premiados em congressos

tg_HSI_Aplica_Nova_Metodologia_Terapeutica_na_Cardiologia_Intervencionista

Sinônimo de tradição, credibilidade, inovação e referência, o Hospital Santa Izabel tem motivos de sobra para comemorar. Recentemente, importantes trabalhos científicos gerados no HSI foram apresentados e premiados no Congresso Baiano de Cardiologia e no Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia, considerados os dois mais importantes do país na área.

“É gratificante acompanhar os excelentes resultados dos trabalhos desempenhados por nossa equipe de profissionais na área de Cardiologia, que por sua vez é extremamente engajada e empenhada”, afirma o provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes.

No Congresso Baiano de Cardiologia, de mais de 200 trabalhos enviados, os três melhores selecionados foram todos do HSI. São eles: "Registro unicêntrico demonstra resultados favoráveis em intervenção coronária percutânea", apresentado por Joberto Sena; "Implante valvar aórtico transcateter (TAVR) – Experiência de um serviço de cardiologia intervencionista em 7 anos", apresentado por Adriano Dourado; e "Impacto da utilização de três diferentes critérios diagnósticos de insuficiência renal aguda em pacientes com SCA", orientado por Gilson Feitosa Filho.

Já no Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia, realizado em Maceió este ano, dos 360 trabalhos submetidos, outro projeto do HSI conquistou o primeiro lugar. Intitulado de "Preditores independentes do tempo dor-porta em síndromes coronárias agudas", foi apresentado e orientado por Gilson Feitosa Filho.

Trabalhos desenvolvidos

Na Hemodinâmica, foi contratado um suporte nacional de banco de dados chamado Coreware, em que vários dados são coletados a cada procedimento por todos os hemodinamicistas e equipe de enfermagem, sob a liderança de José Carlos Brito, chefe da cardiologia clínica e coordenador do Setor de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel.

Já na UCO, os dados foram coletados diariamente até novembro de 2016, inclusive em fins de semana, pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Cardiologia (GEPEC), composto por acadêmicos selecionados.

“Todos estes trabalhos são frutos colhidos de um esforço da Diretoria do Santa Izabel em ter tornado viável a atividade de Registros de Pesquisa em Cardiologia de meados de 2013 a novembro de 2016, desenvolvidos na Hemodinâmica e na Unidade Coronariana”, ressalta José Carlos Brito.

Além das premiações mencionadas, vários trabalhos serão encaminhados ao Congresso Brasileiro de Cardiologia, em São Paulo, e outros serão publicados em revistas indexadas de prestígio internacional, ressaltando o importante papel da contribuição do Hospital Santa Izabel à ciência cardiológica.

Tecnologia de ponta

O Hospital Santa Izabel adota ainda a Tomografia de Coerência Ótica (OCT) para visualizar de modo minucioso as artérias e auxiliar na intervenção cirúrgica minimamente invasiva. Essa técnica, por sua vez, é relativamente nova na área de Cardiologia.

A angiolplastia, quando realizada por meio da OCT, garante resultados extremamente avançados em métodos de imagem e possibilita maior precisão aos profissionais e maior segurança aos pacientes.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *