Apenas três países estão na fase final de teste do imunizante contra a covid-19

Apenas três países estão na fase final de teste do imunizante contra a covid-19

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), das 164 pesquisas para uma vacina eficaz contra o novo coronavírus, apenas China, Reino Unido e Estados Unidos conseguiram chegar a fase 3 dos testes. Até o momento nove países que desenvolvem uma vacina para covid-19  já testam em humanos.

Das 164 pesquisas em desenvolvimento, 25 já estão em estágio clínico, mas apenas cinco na ultima fase das testagens. Somente depois desta prova, em um número maior de participantes, que uma vacina pode ou não ser licenciada e liberada para a comercialização, São elas: Sinovac (China), Instituto Biológico de Wuhan/Sinopharm (China), Instituto Biológico de Pequim/Sinopharm (China), Oxford/AstraZeneca (Reino Unido) e Moderna/NIAID (EUA).

Dos demais países na disputa por para criação de um imunizante está a Índia, responsável por mais três candidatas nas fases 1 e 2. A Austrália e a Alemanha têm mais duas promissoras vacinas ainda em estágios iniciais dos ensaios, assim como a Rússia e o Japão, com uma cada. Há também mais dois estudos feitos em cooperação internacional, com mais de um país responsável pela imunização, liderados pelo Instituto Internacional de Vacinas, com sede na Coreia do Sul, mas organizado pela ONU.

No Brasil, duas das vacinas mais avançadas estão sendo testadas, a vacina inglesa da Universidade de Oxford e a chinesa Sinovac. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para se fazer um ensaio clínico no Brasil, é preciso da aprovação do Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), órgão vinculado ao Ministério da Saúde.

Veja também:

OMS diz que pandemia de Covid-19 é “uma grande onda”, não é sazonal

Imunidade coletiva ao novo coronavírus pode ser alcançada com até 20% dos infectados

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *