A cólica menstrual no Saúde no Ar

A cólica menstrual no Saúde no Ar

Colicas-menstruais1As cólicas são dores abdominais que se manifestam principalmente no período menstrual, mas também podem ser causadas por outros fatores. As cólicas intestinais se caracterizam pela dor intensa na região do abdômen e pode vir acompanhada de diarreia e espasmos intensos.

Já a cólica menstrual, sobre a qual vamos falar no Saúde no Ar desta quinta(05.11),  também conhecida por dismenorreia, é um sintoma natural e comum que acompanha a menstruação.

Há dois tipos de cólica menstrual: a primária, que existe desde a menarca (nome dado à primeira menstruação), juntamente com o início dos ciclos ovulatórios, e a secundária, que surge após um período sem dor. A cólica primária é de natureza desconhecida e inata ao organismo feminino, já a secundária pode ser provocada por doenças como inflamações pélvicas, endometriose e fibriomiomas.

O ginecologista Ivam Mascarenhas é o convidado do Saúde no Ar, desta quinta-feira, para o quadro “Conversando com o especialista”. Ele vai explicar como o corpo feminino funciona durante a menstruação, falar sobre cólicas e Tensão Pré-Menstrual (TPM).

O programa, conduzido por Patrícia Tosta, vai ao ar a partir das 10h na Rádio Excelsior da Bahia (AM 840), podendo ser sintonizado também na nossa Rádio Web, no site www.portalsaudenoar com.br. Os interessados podem fazer perguntas através do telefone 3328.7666 ou do WhatsApp 9681.3998.

 

Portal Saúde no Ar

A.V.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *