O ginecologista e obstetra, Ivam Mascarenhas, foi o entrevistado desta quarta-feira (11.11) no Saúde no Ar para falar sobre o mioma, um tumor benigno que se desenvolve no útero.
O Dr. Ivam respondeu a várias perguntas das ouvintes, especificamente sobre a que mais preocupava a maioria: se o mioma pode se transformar em câncer.
A resposta foi não. Se acontecesse seria um caso extremamente raro que mereceria ser estudado, afirmou o ginecologista durante a entrevista a Patrícia Tosta.
Os problemas causados pelo mioma são relacionados aos sintomas, ou seja, o sangramento desordenado ou às cólicas menstruais.
O mioma é um problema tipicamente feminino, e atinge cerca de 50% das mulheres em idade entre 30 e 50 anos. Apesar da grande incidência da doença, a sua presença nem sempre é preocupante.
Os sintomas mais comuns são sangramento excessivo durante a menstruação ou em períodos irregulares e dor na pelve e no abdome. Em outros casos, não há nenhum incômodo. O problema do mioma está relacionado à queda na qualidade de vida da mulher, que passa a ter dor constante e a sangrar muito, o que pode levar à anemia e, em casos extremos, à necessidade de transfusão sanguínea.
Portal Saúde no Ar
A.V.