Fórmula do bem-estar

Fórmula do bem-estar

A saúde não é apenas a ausência de doenças. Trata-se de um estado mais amplo de equilíbrio, que envolve o bem-estar físico, mental, social e espiritual. É muito abrangente, compreende além da saúde física, o estado psicológico, o nível de independência, as relações sociais em casa, na escola, no trabalho e até a sua relação com o meio ambiente e consigo mesmo. De fato, existem diversos fatores que a influenciam.

De acordo com o Dr. Ricardo Rocha, em Belém do Pará, “a medicina do futuro é aquela que será capaz de resgatar esse equilíbrio na vida das pessoas, muito antes que doenças se instalem. Esse modelo de medicina preventiva e integrativa vem se desenvolvendo rapidamente nos últimos 20 anos. O especialista afirma ainda que, nos dias de hoje, “envelhecer é inevitável, mas sofrer de doenças degenerativas é totalmente opcional. Com os recursos disponíveis, disciplina e responsabilidade é possível conquistar uma longevidade saudável e plena em qualidade de vida”.

Evitar a doença é sempre a melhor forma de ter qualidade de vida. Pensando nisso, a Dra. Eliza Reis destaca que “diante dos diversos compromissos da vida moderna e a escassez de tempo da maioria das pessoas, uma queixa comum é a dificuldade de gerenciar visitas ao médico, ao nutricionista, frequentar academias, ter compromissos com o personal trainer, com tratamentos estéticos e, em alguns casos, com o psicólogo também”.

Segundo a médica, “para garantir uma boa qualidade de vida no futuro é necessário o quanto antes preocupar-se com a manutenção de hábitos saudáveis, a saber: cuidar do corpo, com uma alimentação equilibrada, exercícios físicos, higiene e sono regulares. Cuidar da mente, com relações saudáveis, dedicar tempo para o lazer, sempre buscar novas habilidades e conhecimentos e blindar-se contra o excesso de informações negativas. Cuidar do espírito, conectando-se com Deus e consigo mesmo, praticando o autoconhecimento, a compaixão, o altruísmo e o amor incondicional por si, pelos outros e pela vida”. Com essa fórmula, viver mais e com mais felicidade é uma consequência natural e bem-vinda, conclui a Dra. Eliza Reis.

 

Fontes: Dr. Ricardo Rocha/Dra. Eliza Reis

Foto: Pixabay

Redação Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.