26.06 - Dia internacional de combate as drogas

26.06 - Dia internacional de combate as drogas

26 de junho foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o  Dia Internacional de Combate às Drogas, um mal social em todo mundo. Segundo dados do Relatório Mundial sobre Drogas da ONU, cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos, o que corresponde a uma média de 243 milhões de pessoas, usa drogas ilícitas. O relatório aponta também a existência de uma média de 27 milhões de usuários que consomem drogas regularmente ou que apresentam distúrbios ou dependência. O número corresponde a 0,6% da população adulta mundial, ou seja, cerca de uma a cada 200 pessoas.

Quem necessita de tratamento devido ao abuso de álcool e outras drogas pode contar com a ajuda nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD 24 horas). O atendimento conta com equipes multiprofissionais compostas por médico psiquiatra, clínico geral, psicólogos, dentre outros.O CAPS AD, por exemplo, é um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas. Os centros oferecem diversos atendimentos à população, com acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Consultório na Rua – Pessoas em situação de rua recebem uma atenção por meio dos consultórios de rua. Os consultórios são equipes de saúde móveis que prestam atenção integral à saúde da população em situação de rua, considerando suas diferentes necessidades de saúde, e trabalham junto aos usuários de álcool, crack e outras drogas com a estratégia de redução de danos. Essas equipes possuem profissionais de várias formações que atuam de forma itinerante nas ruas desenvolvendo ações compartilhadas e integradas às Unidades Básicas de Saúde, CAPS, Serviços de Urgência e Emergência e outros pontos de atenção.

Em salvador o Corra pro Abraço tem sido uma referência para as pessoas em situação de vulnerabilidade.  O Programa é uma iniciativa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) do Estado da Bahia, coordenada pela Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis, que tem como objetivo promover cidadania e garantir direitos de usuários de drogas em contextos de vulnerabilidade social, baseado nas estratégias de Redução de Danos físicas e sociais, aproximando seus beneficiários das políticas públicas existentes e entendendo que o estigma e as desigualdades interferem em suas capacidades de busca, acesso e acolhimento pelos serviços públicos. Atualmente, o Programa está em: Salvador, Lauro de Freitas e Feira de Santana , visitando semanalmente pessoas em áreas com alto índice de vulnerabilidade vindas do uso abusivo e nocivo de drogas.

Corra Rua – Feira de Santana: Kalilandia, Cidade Nova, Praça da Matriz – Centro, “Fundo do Tênis” – Centro, Av. Presidente Dutra – Rodoviária e Centro de Abastecimento – Centro

Corra Juventudes – Salvador: Fazenda Coutos, Nordeste de Amaralina, Plataforma e Tancredo Neves.

Corra Juventudes – Lauro de Freitas: Itinga.

Núcleo de Prisão em Flagrante: Fruto de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado.

Contatos do Corra Pro Abraço:

SSA – Telefone: (71) 3493-3004 | Endereço: R. Arquimedes Gonçalves, 154 – Nazaré, Salvador – BA, 40050-300

LFS – Telefone: (71) 3252-9367 | Endereço: Avenida São Cristóvão, 266, Lauro de Freitas, Bahia. CEP: 42700-000.

FSA – Telefone: (75) 3225-3932 | Endereço: Rua Estados Unidos, 145, Centro, Feira de Santana – Bahia, CEP: 44001-328.

O assunto combate as Drogas, foi tema do programa Excelsior Saúde desta sexta-feira, 26.06 com a participação de  Denise Tourinho, Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis / SJDHDS – Secretaria de Justiça, Direitos humanos e Desigualdade Social. ([email protected] (71) 3115-0260) e participação de Ezequiel Oliveria, Diretor Executivo do Portal Saúde no ar.

Ouça entrevista na integra:

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *