02/04 Dia Internacional do Autismo

No dia 02.04 em todos o mundo, a sociedade chama atenção para um tem relevante, o Autismo. O Autismo é um transtorno do desenvolvimento que se manifesta tipicamente antes dos 3 anos de idade, afetando o desenvolvimento psiconeurológico, comunicação, condutas comportamentais e convívio social.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que exista, em todo o mundo, cerca de 70 milhões de autistas, número que torna a doença, entre crianças, mais comum do que a Aids, o diabetes e o câncer juntos.

Na Bahia, estima-se que existam cerca de 70 mil autistas no Estado, sem direitos básicos assegurados (saúde, educação, lazer, transporte). As dificuldades do autista variam em grau e intensidade. O comprometimento pode ser muito grave e estar associado à deficiência mental, ou tão leve que o portador do transtorno consegue levar uma vida próxima do normal.

O Autismo não deve ser considerado como doença, e sim, como um distúrbio do desenvolvimento complexo, de nível comportamental, manifesto antes dos três anos de idade. Quanto mais cedo for diagnosticado, melhor será a evolução e resposta ao tratamento. Crianças adequadamente acompanhadas podem desenvolver habilidades fundamentais para sua reabilitação.

Confira a seguir uma matéria sobre a ação da parceria Rotary International e Liga Alvaro Bahia sobre o autismo no Hospital Estadual da Criança em feira de Santana/BA.

Autismo foi o tema da entrevista com a Fonoaudióloga da Associação de Amigos dos Autistas (AMA), Laura Ferraro, e com a Fonoaudióloga e Coordenadora Técnica do Centro de Referência ao Autismo da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil e Hospital Martagão Gesteira, Tatiane Chagas, amanhã (01.04), das 8h às 9h, no programa Saúde no Ar na Rádio Excelsior Am 840 ou no Portal Saúde no Ar.

Laura Ferraro e Tatiane Chagas

Confira na integra a entrevista

Para saber mais sobre esse tema ouça a matéria seguir.

 

Conheça também alguns artigos sobre o tema:

 

Autismo e síndrome de Asperger uma visão geral

http://www.appda-norte.org.pt/docs/autismo/AutismoSindromeAsperger.pdf

 

Autismo infantil

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-44462000000600010&script=sci_arttext&tlng=pt

 

Redação Saúde no Ar*

(A.P.N.), (PT) e (EANO)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.