Webpalestra sobre Saúde Bucal

Webpalestra sobre Saúde Bucal

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), através da Diretoria de Gestão do Cuidado (DGC), realizará nesta quarta-feira (3), às 14h30, uma Webpalestra sobre “Atenção à Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família: Formas de Atuação e Desafios”, ministrada pela professora e doutora Sônia Chaves.

A webpalestra é voltada para os profissionais de saúde e demais interessados. Ressalta-se que a sala estará aberta, para ajustes, a partir das 14 horas, através do link: www.telessaude.ba.gov.br/participe.

Notícias relacionadas:

Curso de Capacitação em Saúde 2016

Avaliação projetos do SUS

A Estratégia Saúde da Família (ESF) é a estratégia nacional prioritária para reorganização da atenção básica, importante tanto na mudança do processo de trabalho quanto na precisão do diagnóstico situacional, alcançada por meio da adscrição de clientela e aproximação da realidade sócio-cultural da população e da postura pró-ativa desenvolvida pela equipe.

A Saúde da Família é organizada a partir de uma equipe multiprofissional cujo campo disciplinar de atuação é o território-família-comunidade, onde cada um dos profissionais de saúde desenvolve ações de saúde ora comuns (como as ações de planejamento, busca ativa, etc.), ora devendo ser preservadas as especificidades de seus núcleos de atuação e competência. Construir a interdisciplinaridade é um desafio posto às Equipes Saúde da Família no processo de trabalho em equipe.

Neste contexto, fica claro que a Saúde Bucal, sendo um componente indissociável da saúde geral, não poderá ser alcançada de maneira isolada, sem a identificação, compreensão e enfrentamento dos determinantes do processo saúde‐doença. É fazendo uma análise dessa condição integral para a produção do cuidado em saúde, que a inserção de profissionais de saúde bucal, assim como a de outras categorias, nas equipes da ESF, torna‐se necessária.

Deste modo, a ESF vem contribuindo para a ampliação da inserção da Saúde Bucal na Atenção Básica, contudo, o estabelecimento da mudança do modelo de atenção, proposto por esta estratégia, requer a efetiva mudança no processo de trabalho das equipes e na formação dos profissionais de saúde.

Redação Saúde no Ar*

João Neto

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.