Vencendo a dor no grito

Vencendo a dor no grito

Vale a pena gritar. Pelo menos, quando estamos sentindo dor. Isso é o que diz notícia  publicada pela revista Superinteressante. Segundo a publicação, pesquisadores da Universidade Nacional de Singapura descobriram que gritar diminui a sensação de dor. Para chegar a esta conclusão, eles pediram a 55 estudantes para enfiarem a mão em um copo com água bem gelada.

Algumas vezes eles poderiam gritar de dor, em outros momentos teriam de ficar sentados passivamente, outras vezes teriam que apertar um botão, ou ouvir a própria voz (ou de outra pessoa) ao expressar dor.

Quando tiveram de ficar sentados, os participantes suportaram ficar com a mão dentro da água por 24 segundos. O tempo recorde aconteceu quando eles puderam emitir um leve grito de dor: a média com a mão submersa subiu para 31 segundos.

Segundo os pesquisadores, uma possível explicação é que, ao gritar, o cérebro acaba tendo menos espaço para assimilar a dor. Ou seja, grito e dor competem pela atenção dele, diminuindo a percepção da dor.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.