União Europeia debate bloqueio à exportação de vacinas

União Europeia debate bloqueio à exportação de vacinas

De acordo com reunião entre os líderes da União Europeia (UE), houve a discussão referente aos meios de eliminar entraves ao programa de vacinação contra a covid-19 nos países do bloco; bem como assegurar a aquisição de ainda mais doses, enquanto a terceira onda da doença atinge em cheio o continente.

Contudo, em meio a novas altas no números de casos, varias nações europeias reintroduziram recentemente medidas restritivas mais rígidas para conter as transmissões do coronavírus. Por outro lado, os líderes, enfrentam impasse quanto ao compartilhamento de seu estoque de vacinas com países de fora da UE e não conseguiram chegar a um consenso a respeito da criação de um mecanismo de controle sobre as exportações de imunizantes produzidos no continente.

Dessa forma, a criação de medida poderia resultar no bloqueio do envio de vacinas para países que produzem o imunizante mas não o exportam; caso do Reino Unido, provocou uma forte reação do governo britânico, que chegou a acusar Bruxelas de praticar “nacionalismo de vacina”.

Além disso, os líderes da França e da Alemanha defenderam a criação de um mecanismo de controle. “Devemos bloquear todas as exportações se algumas farmacêuticas não respeitarem seus compromissos para com os europeus”, afirmou o presidente francês, Emanuel Macron, após a reunião. “É o fim da ingenuidade”, declarou.

 

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Covid-19: trombose pode acontecer até quatro semanas após recuperação

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *