Uma glândula que dita o ritmo e rumos do organismo

Uma glândula que dita o ritmo e rumos do organismo

Localizada na parte anterior do pescoço, a tireoide ou tiroide é uma glândula em forma de borboleta (com dois lobos), que fica logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão. É uma das maiores glândulas do corpo humano e no adulto tem um peso aproximado de 15 a 25 gramas.

É uma glândula de grande importância, agindo na função de órgãos como o coração, cérebro, fígado e rins. Interfere, também, no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes; na regulação dos ciclos menstruais; na fertilidade; no peso; na memória; na concentração; no humor; e no controle emocional. É fundamental que a tireoide esteja em perfeito estado de funcionamento para garantir o equilíbrio e a harmonia do organismo.

Quem vai falar sobre a importância da tireoide no Saúde no Ar nesta terça-feira (07.07), especificamente no quadro “Conversando com o especialista” , é a endocrinologista Odelisa Matos, presidente da seção baiana da Sociedade Brasileira de Diabetes e coordenadora do Setor de Diabetes do Cedeba.

Comparada a outros órgãos do corpo humano, essa é uma glândula relativamente pequena. É responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que atuam em todos os sistemas do nosso organismo.

Quando a tireoide não está funcionando adequadamente pode liberar hormônios em excesso (hipertiroidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo) ou criar outros tipos de problemas para o organismo.

O programa, conduzido por Patrícia Tosta, vai ao ar a partir das 8h na Rádio Excelsior da Bahia (AM 840), podendo ser sintonizado também na nossa Rádio Web, no site www.portalsaudenoar com.br. Os interessados podem fazer perguntas através do telefone 3328.7666 ou do WhatsApp 9681.3998.

A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.