Diabetes e seus fatores de risco

Diabetes e seus fatores de risco

Nesta quinta- feira,14/11, no Programa Saúde no ar, Patrícia Tosta, entrevistou  a médica  endocrinologista, Odelisa Matos. O programa foi transmitido pela Rádio Excelsior da Bahia AM 840 e Rádio Web Saúde no Ar).

O tema da entrevista foi a Diabetes e seus fatores de risco.

Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia) que pode ser subdividida, principalmente, em dois tipos: o tipo 1, no qual há a deficiência de insulina, e o tipo 2, em que há a chamada resistência insulínica. No segundo tipo existe importante influência do aumento de peso e obesidade e o início da doença. Mas como tratar a doença? Além da adoção hábitos saudáveis, incluindo boa dieta e o abandono do sedentarismo com início de atividade física, em muitos casos, o paciente tem de recorrer à medicação. Para auxiliar no controle dos níveis de açúcar na corrente sanguínea, a ciência tem evoluído e testado formas diversas de tratamento, que varia de acordo com a necessidade individual.

O diabetes pode causar perda de visão, problemas renais e amputação de membros inferiores, também está ligado a doenças como o infarto e acidente vascular cerebral (AVC), que são as principais causas de morte em dois a cada três diabéticos, segundo a Associação Americana de Diabetes e uma pesquisa da Universidade de Chester, na Inglaterra.

“Outros fatores pioram a sobrevida do paciente diabético. A presença da insuficiência cardíaca aumenta a chance de óbito nestas pessoas em 10 vezes. Estamos falando de uma consequência grave da doença”, comenta o Dr. Rodrigo Noronha, cardiologista do Hospital BP.

Outro fator de risco para o desenvolvimento da doença cardiovascular é o aumento da pressão. Dados da Sociedade Brasileira de Diabetes mostram que 4 em cada 10 pacientes apresentam medidas elevadas de pressão arterial. Essa condição acarreta no aumento do risco de doenças como infarto do miocárdio, angina e isquemias, bastante comuns entre os brasileiros. Os avanços da medicina têm trazido medicamentos que não só controlam os níveis de glicose como ajudam no comedimento da hipertensão.

Ouça o áudio do Programa:

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *