Dia Internacional da Tireoide

Dia Internacional da Tireoide

Nesta segunda- feira (25/05), no Programa Excelsior Saúde, da Rádio Excelsior da Bahia, Patrícia Tosta, entrevistou a endocrinologista Odelisa Matos.

Odelisa falou sobre a importância da manutenção do tratamento de tireoide. O programa é uma contribuição para o Dia Internacional da Tireoide celebrado nesta segunda- feira.

Segundo a Sociedade Brasileira de endocrinologia e metabologia, (SBEM)  a incidência de câncer de tireoide está crescendo consideravelmente, principalmente do carcinoma diferenciado de tireoide, que compreende de 80% a 90% de todos os tipos de câncer nessa região. De acordo com dados norte-americanos, houve, aproximadamente, um aumento de 6% ao ano, entre 1997-2003. Também nos Estados Unidos, durante o período de 1973-2003, registrou-se um aumento maior em brancos do que em negros (150% contra 70%).

Apesar de haver um aumento da incidência da doença, não tem sido observado um crescimento da mortalidade. Isso sugere que a principal razão para a constatação dos índices de crescimento do câncer de tireoide seja o diagnóstico precoce de tumores pequenos e pouco agressivos quando tratados precocemente.

tireoide é uma glândula que produz hormônios que são essenciais para o funcionamento do organismo em todas as etapas de nossas vidas. Afeta o desenvolvimento e crescimento na criança, o metabolismo, a função de diversos órgãos e a fertilidade.

A tireoide pode aumentar de tamanho homogeneamente ou na forma de nódulo(s), benigno ou maligno. Quando deixa de produzir hormônios adequadamente ocorre o hipotireoidismo e quando ela produz em excesso, o hipertireoidismo. Ambas situações trazem consequências negativas para o organismo.

Ouça o áudio do Programa

 

 

 

Colabore com o Saúde no ar para continuarmos com o nosso propósito, saiba como.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *