Tumores no útero e ovários no Saúde no Ar desta terça(21.07)

Tumores no útero e ovários no Saúde no Ar desta terça(21.07)

miomasOs tumores no útero e nos ovários podem ser benignos ou malignos. Quando são sintomáticos, dependendo do seu tamanho ou localização, podem provocar alterações na menstruação como sangramento menstrual abundante e irregularidades, dificuldades para engravidar e aumento do volume abdominal ou dor. Porém, muitas vezes não apresentam sintomas, levando a uma demora para o seu diagnóstico.

O mioma é o nome de um tipo de tumor benigno no útero. Benigno porque é bem delimitado, de crescimento lento que não reincide após sua remoção, e nem se espalha. Já o tumor maligno infiltra as células adjacentes, tem crescimento rápido, e pode reincidir e se espalhar pelo organismo, atacando outros órgãos, por via linfática ou sanguínea: a metástase.

O mioma não ocorre nos ovários, mas outros tipos de tumores podem ocorrer, como o cisto, uma espécie de bolsa de tecido, que pode ser cheia de ar, líquido, pus ou outro fluido. Tem um crescimento lento e normalmente não apresenta sintomas.

Para falar sobre mioma e câncer de útero e de ovário a convidado do Saúde no Ar desta terça (21.07) é a oncologista Aknar Calabrich, especializada em tumores ginecológicos. Ela vai falar sobre a importância de se manter consultas rotineiras com o ginecologista para manter a saúde ginecológica sob controle.

O programa que é conduzido por Patrícia Tosta acontece diariamente e pode ser ouvido através da Rádio Excelsior ( AM840) ou na nossa página no Web www.portalsaudenoar.com. Os interessados podem fazer perguntas pelo Whatsapp 9681.3998 ou pelo número 3328.7666.

A.V.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *