Tensão social no tecido social

Tensão social no tecido social

Pandemia, pobreza, corrupção, milícia, narcotráfico, operações policiais, fakes news;
Democracia arranhada, discurso do ódio;
Extrema direita revelada, esquerda dividida;
STF se defendendo, PGR na encruzilhada,
Imprensa falida, redes socias pulverizada….
Educação perdida em plena era do conhecimento.
Esse caldeirão não podia ser mais efervescente com tantos ingredientes apimentados em plena pandemia com afastamento social, economia descendo ladeira, todos acuados!
O que esperar?
Os atores sociais levantam com suas bandeiras isoladas e encontram eco nas redes, se aglomeram como visualizações e curtidas em ressonância maior com a # Liberdade, Igualdade, Fraternidade.
O cenário é de transição, me lembra nomes como Luís XVI, Maria Antonieta, Robespierre, Marat, Danton e Bonaparte durante a revolução francesa. Mera semelhança!
O tecido social brasileiro está na iminência de ser rasgado, como um selvagem que rasga a roupa da mulher desejada e que ao fim padecem como Romeu e Julieta.
A quem interessa esse cenário insano?
Lembro de frases atemporais do magnifico livro de Sun Tzu, na arte da guerra, “ derrotar o inimigo sem lutar”, “O que é de extrema importância na guerra é atacar a estratégia do inimigo” e de Maquiavel “ Dividir para governar”. Em um mundo cada vez mais “Web Business” e “Framework”, o cenário brasileiro interessa os gigantes EUA, China e na lanterna os BRICS. Não estamos isolados globalmente. Somos atores e vítimas na pirâmide maior.
Preservar os poderes neste cenário é fortalecer a democracia, mesmo com os arranhões indesejados dos vampiros famintos de poder, vinganças e egos.
Precisamos corrigir os nossos problemas sociais gerados homeopaticamente ao longo da história, sem rupturas, sem egocentrismos, sem violência e com tolerâncias, pois afinal Deus está acima de tudo e não apenas acima de todos. A “luz resplandece nas trevas e as trevas não prevalecerão”. Jamais!
A transição é uma teimosa tempestade que parece não ter fim, mas passa. O vindouro é arco íris, aliança para o mundo novo.
Paz e Luz!
Ezequiel Oliveira
[email protected]
WhatsApp 55 71 987596650
Físico, Professor, Terapeuta Sistêmico, Mestre em Medicina e Saúde Pública , Especialista em Física Médica, Supervisor de Radioproteção, Pós Graduado em Física Médica, Pós Graduando em Praticas Corporais Integrativas, Pós Graduando em Psicanalise.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *