Sintomas neurológicos e psiquiátricos da covid-19 são 'regra e não exceção'

Sintomas neurológicos e psiquiátricos da covid-19 são 'regra e não exceção'

Entre os sintomas da covid-19 estão a perda do olfato, dor de cabeça, ansiedade; bem como a depressão e outros sintomas psicológicos e neurológicos.

Em entrevista o pesquisador da University College London (Reino Unido) Jonathan Rogers; ressaltou que oOs sintomas neurológicos e psiquiátricos mais comuns foram perda do olfato (43%), fraqueza (40%), fadiga (38%), perda do paladar (37%); dor muscular (25%), depressão (23%), dor de cabeça (21%) e ansiedade (16%).

De acordo com ele, uma possível explicação para que sintomas como dor de cabeça ou anosmia (perda de olfato) ocorrerem em maior frequência em casos leves é porque provavelmente um paciente que “está sendo transferido para uma unidade intensiva porque não consegue respirar não relate algo como uma dor de cabeça.”

Além disso, em alguns casos, os sintomas neurológicos ou psiquiátricos podem aparecer primeiro ou até mesmo ser a única manifestação da doença, diz ele.

Contudo, embora alguns dos sintomas também apareçam associados a outras infecções respiratórias, como anosmia ou mialgia, a ansiedade ou depressão, são mais comuns na covid-19 do que, por exemplo, na gripe.

De acordo com o estudo, outras doenças neurológicas mais graves, embora sejam mais raras, também afetam pacientes que tiveram covid. Entre elas, estão o acidente vascular cerebral isquêmico (1,9%), o acidente vascular cerebral hemorrágico (0,4%) e convulsões (0,06%).

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: AstraZeneca anuncia revés no tratamento de anticorpos contra a covid-19

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *