Fotos: Flickr/Ministério da Saúde
Com o tema "Municípios Brasileiros – Acreditamos, fazemos e temos propostas", foi aberto, na última quarta-feira (01), o XXXII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, no Centro de Eventos de Fortaleza, com a presença do Ministro da Saúde, Ricardo Barros.
Durante a abertura do congresso que segue até sábado (04), o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, falou da importância dos gestores municipais se reunirem para discutirem a melhoria na saúde do país e conhecerem ações que estão se tornando exemplo de organização do Sistema Único de Saúde (SUS), "como os Consórcios Públicos de Saúde do Ceará, que estamos implantando hoje na Bahia".
Notícias relacionadas:
Secretários entregam documento a ministro da Saúde
Ele acrescentou que a iniciativa visa oferecer consultas com especialistas e exames de média e alta complexidade, que hoje não estão disponíveis para a maioria dos municípios.
A programação do evento, que reuniu cerca de quatro mil gestores municipais de todo o país, conta com oficinas, seminários, cursos e mesas que discutirão temas importantes acerca do SUS: atenção básica, financiamento, governança com poderes judiciário e legislativo, além de estratégias para o enfrentamento do vírus Zika e a epidemia de Microcefalia.
Já a Mostra "Brasil, aqui tem SUS" terá este ano, além de exposição de banners, apresentação oral e debate de todas as experiências selecionadas pelo edital. E a Vila SUS trará um espaço livre para encontro e vai oferecer serviços para solução de problemas do gestor municipal, com atendimento das diversas Secretarias do Ministério da Saúde.
O Congresso vai contar também, de forma integrada, na mesma data e local, com o XV Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, trazendo importantes temas da saúde no estado.
Fonte: Ascom/Sesab
Redação Saúde no Ar*