Saúde registra 300 casos de traumas na face

Saúde registra 300 casos de traumas na face

O maior número de atendimentos registrados nos módulos de saúde da prefeitura dizem respeito a traumas na face. Com cerca de 300 atendimentos desse tipo registrados nesses quatro dias de Carnaval(16), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) chama atenção para um cuidado importante após esse tipo de incidente. Em caso de dentes quebrados, a vítima deve tentar levá-lo ao módulo num recipiente com água potável ou água de coco.
De acordo com especialistas do órgão, alguns implantes dentários estão deixando de ser realizados em função de um único problema: a não apresentação do dente por parte do paciente. 

As intervenções bucomaxilofacial vêm sendo realizadas a fim de reduzir a incidência das sequelas. A atuação do esquema especial de Carnaval é permanente e conta com seis equipes de cirurgiões plantonistas, estando três fixas nos módulos assistenciais da Ladeira da Montanha, Piedade e Sabino Silva e outras três móveis.

 Em cinco dias da folia momesca foram realizados 259 atendimentos por traumas de face, sendo o módulo Ademar de Barros o que registrou o maior número, com 61 ocorrências, seguido dos postos Sabino Silvam com 38, e Piedade, com 37 cirurgias. Quando comparado com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 45% nos atendimentos realizados, quando foram contabilizadas 179 intervenções.

Atuação – Os casos de traumas que são tratados em até 30 minutos após a ocorrência, tem redução de 90% de riscos de deformações faciais irreversíveis. Por isso, o trabalho dos profissionais que realizam intervenções na mandíbula, nariz e maçã do rosto (bucomaxilofacial) é de suma importância na folia momesca, já que a maioria dos atendimentos ocorre por agressões físicas.

Após o procedimento, os pacientes são encaminhados para uma unidade da rede de hospitais para acompanhar a evolução do quadro clínico, já que estabilização de um trauma pode durar até 60 dias. Completando sete anos de assistência ao folião – o serviço foi inaugurado no ano de 2009 com apenas uma equipe – os cirurgiões bucomaxilofaciais já realizaram mais de 1.800 atendimentos no período carnavalesco durante esse tempo.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.