Saúde bucal pelo SUS

Saúde bucal pelo SUS

bucalCuidar da saúde dos dentes é tão importante como cuidar do coração. As más condições de higiene bucal podem causar doenças, principalmente relacionadas a problemas cardiovasculares, diabetes e até mesmo câncer de boca e esôfago.

A rede municipal de assistência bucal oferta serviços clínicos, de urgência e emergência, média complexidade e especializados em 297 consultórios espalhados nos 12 distritos sanitários da capital.

Os encaminhamentos para Centro Especializado Odontológico (CEO), Unidade Básica de Saúde (UBS) e Unidade de Saúde da Família (USF) deverão ser realizados de segunda à sexta-feira das 08h às 17h, através da ficha de referência, devidamente preenchida, sendo indispensável a apresentação dos seguintes documentos: cartão SUS e identidade. Vale ressaltar que as UBS’s atendem via demanda aberta, ou seja, qualquer pessoa pode agendar a consulta. Já as USF’s marcam atendimentos apenas aos usuários da região já cadastrados no sistema.
 

Veja onde se tratar:
 

Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) – a assistência se concentra nos atendimentos clínicos, com marcação prévia no sistema, como: procedimentos de profilaxia; cirúrgicos; restauradores; periodontia básica, radiografia e ações de promoção à saúde bucal, entre elas, atividades educativas, escovação dental supervisionada e aplicação de flúor.
 

Centros de Especialidade Odontológicas (CEO) – Para quem precisa de atendimentos de média complexidade pode buscar o serviço nos 06 CEO’s nos bairros de Cabula VI, Federação, Mussurunga, Cajazeiras, Carlos Gomes e Periperi. “Todos os Centros especializados foram requalificados nessa gestão, proporcionando a ampliação da oferta de serviços com mais qualidade e resolutividade”, afirma Ticiane Mendonça, Coordenadora do setor de Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Nessas unidades são ofertados Periodontia, Endodontia, Cirurgia Oral Menor, Estomatologia, Canal, NAPES, Odontopediatria e Prótese.
 

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Unidade de Atendimento Odontológico (UAO) – Os serviços de urgência e emergência são ofertados 24 horas. A atual gestão ampliou para 10 unidades, ante as 2 unidades que haviam em Salvador em 2012. A recém reinaugurada Unidade de Atendimento Odontológico (UAO), no Dique do Tororó e as 09 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) tratam de pacientes que apresentem quadro de Abcesso Dentário e Pericoronário, Alveolite, Drenagem de Abcesso Oral e de Cisto, Fratura Dentária, Hemorragias Dentro – Alveolar, Trauma Dentário e Pulpite Aguda.
 

Especializados – Após triagem nos consultórios odontológicos, caso seja confirmado, pacientes que possuam cardiopatia são encaminhados para o Multicentro Amaralina que possui uma equipe especializada para atender a pacientes com esse tipo de anomalia. Já o Multicentro Liberdade atende pacientes portadores de infecções sexualmente transmissíveis (IST/ HIV/ Aids/ HV).

 

Fonte: Ascom Secretaria Municipal de Saúde

Foto: Google

Redação Saúde no Ar

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *