Com apenas duas semanas de criação, o Samu Solidário já arrecadou 300 quilos de alimentos e realizou palestras para mais de 120 pessoas em Salvador. O projeto instrui os cidadãos através de palestras sobre a prestação de primeiros socorros em situação de emergência, além de promover a cidadania.
De acordo com Nadja Gonçalves, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o projeto realiza as palestras em troca de doações para instituições de caridade credenciadas pelo município. “Como nossa demanda de palestras é muito alta e nós fazíamos gratuitamente, decidimos fazer a ação social, em troca de alimentos para doação. Fomos até a Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps) e catalogamos todas as instituições de caridade que estão lá”.
A primeira palestra foi na Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a segunda, na Unifacs Paralela. Já a primeira doação foi para a Casa de Apoio e Assistência do Portador do Vírus HIV Aids, no bairro do Monte Serrat. Segundo Najda, o tipo de doação fica a critério da empresa. “Estamos fazendo um levantamento da maior necessidade das instituições, nem sempre é comida, às vezes é material de limpeza, fralda descartável, colchão, dentre outros. Então, fazemos esse levantamento e oferecemos a empresa, a partir disso, eles fazem a doação diretamente para a instituição”.
Apesar da grande demanda, o Samu Solidário está aberto a solicitações. Interessados devem ligar para a coordenação do Núcleo de Educação Permanente do Samu através do telefone 3202-1334. O atendimento é de 8h às 18h.
Redação Saúde no Ar*
João Neto