S.O. S Rio Joanes: seminário encerrou com ações de recuperação para rio

S.O. S Rio Joanes: seminário encerrou com ações de recuperação para rio

Sem título

O encerramento do seminário SOS Rio Joanes, nesta terça-feira (4), no auditório do Centro Pan-americano de Judô de Lauro, que debatia a situação atual do rio Joanes e buscando soluções para resolver os problemas já  existentes e restauração da bacia.

O resultado do semonário foi positivo, pois ficou prescrita uma carta  redigida pelos os participantes que se comprometeram em buscar meios para a revitalização do rio e a fiscalização dos municípios por onde ele passa.

Leia mais: 

S.O.S Rio Joanes

O cenário do rio Jones é devastador!  Sua recuperação e preservação são os principais desafios do seminário S.O. S Rio Jones, que será realizado nos dias 3 e 4 de abril, em Lauro de Freitas. A abertura oficial do evento acontece  hoje , 02 de abril, às 10h, no auditório da assembleia legislativa da Bahia- Centro Administrativo da Bahia (CAB).

O intuito é alertar a sociedade baiana,  de  modo geral,  sobre a situação atual da Bacia do Rio Joanes, na amplitude do seu impacto ambiental, econômico e social  para traçar diagnósticos e soluções.

O evento irá contar com a presença de especialistas, ambientalistas e técnicos renomados no assunto, além de autoridades do Estado. Cerca de 200 pessoas por dia são esperadas no evento.

Rio Joanes 1 (1)O rio Joanes nasce no município de São Francisco do Conde, localizado no recôncavo da Bahia, e desemboca na praia de Buraquinho, no município de Lauro de Freitas. Os municípios que compõem a bacia hidrográfica do rio Joanes são: Lauro de Freitas, Camaçari, Simões Filho, São Sebastião do Passé, São Francisco do Conde, Candeias, Salvador e Dias d’Ávila. Com a área de aproximadamente 755 Km², o rio Joanes limita-se com a bacia do rio Jacuípe, as bacias da área urbana de Salvador, e a sudeste o limite da bacia é definido pelo oceano Atlântico.

O rio Joanes é uma área de preservação ambiental, pois ele é responsável por cerca de 40% do abastecimento de água da região metropolitana de Salvador. A APA do rio Joanes tem como algumas características o clima quente-úmido, espécies arbóreas como a sucupira e pau-pombo, aves como a aracuã, Maria verdinha e algumas espécies migratórias como a gaivota. Apresentam ainda mamíferos como a raposa e algumas espécies de serpentes.

Fonte/foto:S.O. S Rio Joanes

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *