Covid-19 -Quase dois milhões de baianos estão com segunda dose da vacina atrasada

Covid-19 -Quase dois milhões de baianos estão com segunda dose da vacina atrasada
Quase dois milhões de baianos não foram aos postos de saúde completar o esquema vacinal contra a Covid-19. São pessoas que já poderiam ter tomado a segunda dose de acordo com o aprazamento de cada imunizante, no entanto não buscaram os serviços de saúde. Do total do público em atraso, 332.091 tomaram a vacina Coronavac; 539.830 Oxford/AstraZeneca; e 1.127.959 Pfizer/BioNTech.
A Secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim alerta para a necessidade da imunização “É importante que as pessoas busquem as unidades de saúde para se vacinarem contra a doença, incluindo também a dose de reforço. O esquema completo de vacinação dá uma maior garantia de defesa contra a Covid-19”, A imunização só ocorre após 15 dias da segunda dose.
“Uma vez enviadas aos municípios, as doses só mantêm a validade em temperatura positiva nesse prazo de até 31 dias. Por isso, é tão importante que a população esteja atenta a esse retorno e compareça aos postos de vacinação para concluir o esquema vacinal contra a Covid-19”, pontua.
As doses enviadas da Pfizer precisam ser aplicadas no prazo de até 31 dias, por conta das especificidades no armazenamento. Antes da distribuição, os imunizantes são armazenados em ultracongeladores que chegam a temperaturas de até -86°C alerta a coordenadora de imunização do Estado, Vânia Rebouças. A vacina com mais pessoas que não tomaram a segunda dose é justamente a Pfizer
JR

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *