Nesta quinta- feira ( 06/06) no programa Saúde no Ar, Patricia Tosta entrevistou Maribel Barreto.
Escritora de diversos livros, possui certificação Internacional em Coaching (ICC) Pós-doutorado em Consciência, Transdisciplinaridade e Educação pela Universidade Católica de Brasília/ (*Currículo completo, abaixo)
Na entrevista, ela defende o princípio que a felicidade é um estado constante independente dos nossos problemas a atribulações do dia a dia.
Maribel também destaca a importância da educação nas escolas dos valores espirituais e da prática da meditação.
“Desafio é compreender a felicidade como algo inerente a vida humana. Devemos ter isso como uma busca permanente. Se nós atrelarmos felicidade em momentos específicos. Tenderemos a viver mais tristes do que felizes.Porque são poucos,os momentos significativos com a festa junina. Temos o Natal, a semana Santa, o São João, ( dia dos pais, das mães) e os outros dias? Se nós formos atrelarmos a felicidade a dias pontuais nós estaríamos limitando a sua extensão”, afirmou Maribel.
Segundo Maribel, a consciência vai nos conduzindo para que essa felicidade seja constante, apesar das adversidades, mesmo com as problemáticas do cotidiano.
” Se uma pessoa consegue passar por essas adversidades e consegue ficar equilibrada, ela tem a felicidade constante.”O objetivo do poder é o bem comum. Trabalhar pensando na coletividade
“Através da educação deveríamos deixar nossas crianças mais capazes, mais hábeis de fazer o que elas necessitam, incluindo arte, ciência, espiritualidade nas nossas escolas. Precisamos incluir estudos de meditação, autoconhecimento. Precisamos ter isso nas nossas escolas.”
A criança ( e também os adultos) precisam ter consciência da importância da meditação e do autoconhecimento.
Maribel Barreto vai realizar o Workshop “Os Ditames da Consciência: o óbvio é ilusão”, de 19/07 a 20/7 deste ano, na Casa do Comércio. No dia 19/7 a participação do público é gratuita.
Maiores informações: 71. 9995- 93314. e no site: www.maribelbarreto.com.br
Assistam o vídeo com a entrevista:
*Biografia de Maribel Barreto:
Nascida em Jequié – BA, em 16 de novembro de 1973, Maribel Oliveira Barreto tem como títulos o Pós-doutorado em Consciência, Transdisciplinaridade e Educação pela Universidade Católica de Brasília/Brasil, em 2009 e em Criatividade e Educação pela Universidade de Brasília/UNB/Brasil, em 2006; o Doutorado em educação pela Universidade Federal da Bahia/Brasil, em 2004; o Mestrado em educação, a Especialização em Psicopedagogia e a Graduação em Pedagogia, além de ter recebido em 2007, no CIHCE, o Título de Doutora Honoris Causa de Iberoamerica, em Panamá.
Consultora em Ciências da Educação e pesquisadora da temática Consciência há 30 anos, Maribel Barreto também é membro da Associação Internacional de Estudos Científicos da Consciência (ASSC). Tem experiência como Coordenadora do Mestrado em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social da Fundação Visconde de Cairu (2001-2015). Tem certificação Internacional em Coaching (ICC). Líder do Núcleo de Estudos sobre Autoconhecimento e Consciência do Instituto Superior de Educação Ocidemnte (ISEO).
Membro da Academia de Letras de Jequié. Membro do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). Tem experiência como educadora de diversas organizações governamentais, particulares e do terceiro setor, além de experiência internacional como palestrante nos países Canadá, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Estados Unidos, México, Panamá, Peru, Portugal.
Autora dos livros: O papel da consciência em face dos desafios atuais da educação (2005); Teoria e prática de uma educação integral (2006); Ensaios sobre Criatividade – Vol. I (2007); Ensaios sobre Criatividade – Vol. II (2008); Os Ditames da Consciência – Vol. I (2009); Os Ditames da Consciência – Vol. II: “A Consciência traz o que é verdadeiro e isto é porta” (2010); Os Ditames da Consciência – Vol. III: “A Consciência atrai o que vai adiante” (2011); Ensaios sobre Consciência (2012); Os Ditames da Consciência – Vol. IV: “A Consciência em busca de si mesma” (2013); Os Ditames da Consciência – Vol. V: “Consciência significa sem medida” (2014); Os Ditames da Consciência – Vol. VI: “Elevado ao Nada” (2015); Os Ditames da Consciência – Vol. VII: “Isto é Atemporal” (2016); Os Ditames da Consciência – Vol. VIII: “O Vácuo é Pleno” (2017); Os Ditames da Consciência – Vol IX: “À Ode Humana”. Além de diversos artigos científicos sobre as temáticas Consciência, Educação Integral e Criatividade.