Profissionalismo médico no Saúde no Ar

Profissionalismo médico no Saúde no Ar

medicaO Dia do Médico, 18 de outubro, cai no próximo domingo. A data foi escolhida porque 18 de outubro é também dia de São Lucas,um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Lucas era médico, razão por que se decidiu homenagear os profissionais com o mesmo dia do Santo. Por este motivo, o "Saúde em foco" fala nesta sexta-feira (16.10) sobre essa profissão tão importante e sobre o que ela representa e o que deve representar para os seus profissionais.

Os convidados para esse bate-papo são os presidentes do Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), José Abelardo de Menezes, e o da Associação Baiana de Medicina (ABM), Robson Moura. 

Vamos enfocar também o "Projeto Profissionalismo", instituído em 1992 pelo American Board of Internal Medicine e, que a partir de então, foi adotado, discutido e incentivado por várias entidades de todo o mundo. O Projeto visa promover a integridade da atividade médica no ambiente profissional e no ambiente educacional, entre estudantes, médicos, residentes e especialistas e procura desenvolver ações práticas que promovam a ética médica, bem como diagnosticar e remover os obstáculos à sua plena implementação.

De acordo com o projeto, a competência do médico envolve não somente conhecimento, raciocínio clínico e habilidades clínicas e cirúrgicas, mas também atitudes profissionais e de comportamento que são fundamentais. De acordo com os seus defensores, os exames para emissão de títulos de graduação e especialização deveriam estabelecer algum tipo de avaliação também para as qualidades humanísticas (integridade, respeito e compaixão) além do treinamento técnico.

O programa, conduzido por Patrícia Tosta, vai ao ar a partir das 8h na Rádio Excelsior da Bahia (AM 840), podendo ser sintonizado também na nossa Rádio Web, no site www.portalsaudenoar com.br. Os interessados podem fazer perguntas através do telefone 3328.7666 ou do WhatsApp 9681.3998.
 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.