Por que escovar os dentes causa sede?

Por que escovar os dentes causa sede?

pesuSe você costuma sentir sede após escovar os dentes, saiba que isso é algo normal. A explicação para isso é baseada na existência de um produto químico na composição de alguns cremes dentais, o Lauril Sulfato de Sódio (LSS). Esse surfactante (substância capaz de modificar as propriedades de um líquido) atua como um detergente e é responsável pelo surgimento da espuma durante a escovação.

O LSS tem como principal função ajudar na prevenção da cárie, mas acaba causando o ressecamento da mucosa bucal, pois é um derivado do sódio. Além disso, essa substância afeta as papilas gustativas, que estão presente em toda a língua e são as grandes responsáveis pela capacidade de sentir o gosto das coisas, impedindo a percepção temporária de certos sabores.

Confira também

Selfies melhoram saúde bucal

Fio dental é eficaz?

Como a substância fica pouco tempo em contato com as papilas gustativas durante a escovação, essa sensação é rapidamente contornada, principalmente com o auxílio da ingestão de água. Ou seja, a sede causada pelo produto químico, de certa forma, auxilia a saúde da boca, pois influencia a ingestão de líquidos, que hidratam toda a região e contribuem favoravelmente com a qualidade e a quantidade do fluxo salivar.

Contudo, apesar de parecer algo inofensivo, o problema está no ressecamento da boca que pode trazer outros danos. Além da suspeita do aparecimento de afta, uma das consequências também pode ser a descamação da mucosa, fazendo com que resíduos e células mortas se acumulem sobre a língua formando a saburra lingual, um dos principais vilões do bom hálito. 

Portanto, apesar de a sensação de sede ser normal, ao ressecamento causado pelo surfactante pode motivar o surgimento de problemas para a saúde bucal. Assim sendo, é recomendado consultar um dentista, que indicará os melhores métodos para evitar complicações.

Redação Saúde no Ar

Maicom Menezes

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *