Pesquisa avalia os impactos da Covid-19 no aparelho respiratório

Pesquisa avalia os impactos da Covid-19 no aparelho respiratório

O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago; da Universidade Federal de Santa Catarina e vinculado à Rede Ebserh (HU-UFSC/Ebserh), vem se destacando nacionalmente na área de estudos sobre a Covid-19. Atualmente, mais de 30 pesquisas sobre o tema estão sendo desenvolvidas no hospital.

Conduzido pela professora Rosemeri Maurici, chefe da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP); o estudo avalia repercussões sobre o aparelho respiratório, cardiovascular. Bem como, outras avaliações que incluem força muscular, capacidade de realizar exercícios, qualidade de vida, sinais e sintomas de ansiedade e depressão. Além disso, avalia a resposta inflamatória por intermédio de exames de sangue.

Contudo, além de permitir compreender melhor a história natural da doença em termos de sequelas; a avaliação também permitirá inferir as repercussões sobre o sistema de saúde pós-pandemia. Os participantes do estudo são pacientes que tiveram a doença em sua forma leve, moderada ou grave. “O objetivo, diferentemente de outras pesquisas, não é focar em tratamento para a Covid, mas o impacto da doença nestes três grupos de pacientes”, explicou.

De acordo com os responsáveis pelo estudo; os indivíduos serão avaliados no Núcleo de Pesquisa em Asma e Inflamação das Vias Aéreas (Nupaiva) 30 dias após; a alta hospitalar (ou liberação do serviço de emergência naqueles indivíduos que não ficaram internados); 6 meses após, 1 ano e dois anos após. Além disso, estão previstas quatro consultas durante esse período, além da realização de exames como pletismografia (para avaliar a função pulmonar) e ecocardiograma (para avaliar as repercussões cardíacas).

#Campanha Vidas Importam

Veja também: Na pandemia consumo de plástico descartável dispara

Covid-19: OMS registra alta recorde de infecções diárias

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *