Período pós-parto afeta libido feminina

Período pós-parto afeta libido feminina

O nascimento de um filho traz inúmeras transformações para a vida da mulher, inclusive, no âmbito da sexualidade. No período pós-parto, muitas mulheres perdem a libido.

As médicas ginecologistas e sócias de EMEG Ana Cristina Batalha, Cristina Sá e Ticiana Cabral explicam que a perda de libido é completamente normal, tanto para cesária como para parto normal, e vem acompanhada de diversas alterações fisiológicas, hormonais e psicológicas para a mulher.

No período de seis semanas após o parto, também chamado de puerpério, é comum aparecerem algumas manifestações clínicas que geralmente refletem o retorno das modificações fisiológicas que ocorreram na gestação”, explica Cristina Sá.

Cristina, ressalta que nesse período o útero começa a voltar ao seu tamanho anterior. “Ocorre o processo de cicatrização, em caso de cesárea, e as próprias alterações hormonais características da fase. Essas alterações são leves, temporárias e fazem parte do processo, por isso, não devem ser confundidas com doenças ou anomalias”.

Nesse intervalo de 42 dias após o parto, a indicação médica é de que as mulheres evitem as relações sexuais. “O resguardo é uma pausa necessária para a recuperação feminina. Nesse meio tempo, podem ocorrer sangramentos e modificações da musculatura e da mucosa do canal vaginal, o que interfere no sexo. Desrespeitar esse período propicia o sangramento e aumentam os riscos de infecção”, destaca Ticiana Cabral.

Além das questões fisiológicas, também existe o fator emocional. “A chegada da criança traz novas responsabilidades para os pais e, junto com a amamentação, gera muitas preocupações para as mães, fazendo com que elas mudem suas prioridades. Por isso, a compreensão do marido é fundamental no processo. A vida sexual deve ser retomada de forma prazerosa e gradual, sem pressão e respeitando o próprio tempo da mãe”, salienta Ana Cristina Batalha.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *