OMS alerta sobre a terceira onda de covid-19 na Europa

OMS alerta sobre a terceira onda de covid-19 na Europa

De acordo com David Nabarro; enviado especial da Organização Mundial de Saúde (OMS), na Europa; o órgão está preocupado com uma  terceira onda de covid-19 poderá atingir o continente no início de 2021.

“Eles perderam a construção da infraestrutura necessária durante os meses de verão, depois que colocaram a primeira onda sob controle”, disse Nabarro. “Agora temos a segunda onda. Se eles não construírem a infraestrutura necessária, teremos uma terceira onda no início do próximo ano”.

Além disso, segundo Nabarro, a Europa tem muito a aprender com os países asiáticos. “É preciso reagir rapidamente ao vírus, de forma robusta e decisiva”. “Especialmente no início, quando o vírus ainda está se espalhando muito lentamente em diferentes comunidades. Se você reagir com indiferença, o problema aumentará muito rapidamente”, acrescentou.

Números assustam

De acordo com especialista; a Europa enfrentou brevemente a redução no número de casos; por outro lado, com o inicio do verão, os casos voltam a crescer rapidamente. Dessa forma, a Europa teve aumento de 100% no número de casos em duas semanas.

“Exponencial significa que os números podem aumentar 8 vezes em uma semana, 40 vezes em duas semanas, 300 vezes em três semanas. E,  mais de 1.000 vezes em quatro semanas e assim por diante” disse ele.

“Eles mantêm distância, usam máscaras, isolam-se quando estão doentes, lavam as mãos e superfícies. Eles protegem os grupos de risco”.

Além disso, segundo Nabarro “Você deve esperar até que o número de casos esteja baixo e permanecer baixo”, disse ele. “A reação da Europa foi incompleta”.

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: 12 minutos de exercícios podem alteram biomarcadores no sangue

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *