Novembro Azul no Cedeba começa segunda-feira com teste de hepatite

Novembro Azul no Cedeba começa segunda-feira com teste de hepatite

A Coordenação de Educação e Diabetes (Codar) do Cedeba, realiza uma série de eventos para marcar o dia mundial do diabetes que é comemorado dia 14 de novembro.

A partir desta segunda feira, 04 de novembro estão sendo realizados no Centro de Referência Estadual para Assistência ao Diabetes e Endocrinologia (Cedeba),  testes rápidos para hepatites B e C para usuários do Cedeba com diabetes tipo 2, de qualquer idade, e pacientes em geral acima de 40 anos. Os testes prosseguem até o dia -3 de dezembro.

Na próxima terça-feira (5 de novembro), acontece uma aula das 8h30 às 11h30, no auditório do Centro de Atenção à Saúde para os profissionais do SUS (Centro de Referência, Atenção Básica) e estudantes universitários da área da Saúde. com a oftalmologista oftalmologista do Cedeba, Tessa Mattos, com o tema: “Prevenção de Tratamento da Retinopatia Diabética (RD)” A retinopatia é a complicação mais temida pelas pessoas com diabetes diante do risco de cegueira.

Dia 11 estão programadas atividades com abordagem educativa para os pacientes. São as caravanas que percorrem a unidade para chegar aos usuários. No dia 11, das 9 às 11 horas, representantes da Enfermagem e da Farmácia trabalharão o tema “Uso Racional de Medicamentos e Aplicação de Insulina com caneta”. Nessa ação haverá o suporte técnico do Serviço Social (aspectos legais e acesso a insumos e medicamentos).

No dia 12, o tema será “Seus Olhos e Diabetes”, tendo como facilitadora a oftalmologista Tessa Mattos e equipe. Também no dia 12, o setor de Psicologia estará fazendo abordagem educativa com o tema “Convivendo com o Diabetes”. No Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro) no auditório do CAS haverá palestra sobre Prevenção da Doença Renal em Diabetes.
A programação do Novembro Azul prossegue até o dia 14 (dia Mundial do Diabetes).

O Cedeba está localizado na Av. Antônio Carlos Magalhães, S/N Centro de Atenção à Saúde Prof. Dr. José Maria de Magalhães Netto – Parque Bela Vista, Salvador- BA fone: 3103-6000.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *