O Novembro Azul tem como objetivo alertar homens sobre a necessidade de realização do exame de próstata, principalmente para os que possuem histórico na família e com 50 anos ou mais. O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e a segunda maior causa de morte no sexo masculino, e representa cerca de 10% do total de cânceres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
No Brasil, este é o câncer mais comum entre os homens, sendo superado apenas pelo câncer de pele não-melanoma, sendo estimados 61.200 novos casos em 2016 e 2017. Quando diagnosticado em estágio inicial, a doença tem 90% de chances de cura. Atualmente, cerca de 20% são descobertos já em estágios avançados. Por isso, a realização dos exames de rotina é tão importante. Na Bahia, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), somente em 2016, 2.538 homens foram acometidos pelo câncer de próstata. Até agosto deste ano, foram registrados 1.609 casos.
A recomendação é de que homens a partir dos 50 anos façam os exames de próstata e de PSA [exame de sangue] anualmente. Estudos revelam que a incidência de câncer de próstata aumenta consideravelmente com a idade, chegando a 80% aos 80 anos, enquanto que entre os 20 e 30 anos é de apenas 2% a 8%. Já os homens negros ou que têm histórico na família devem iniciar estes cuidados aos 40 anos.
A Prefeitura preparou diversas ações para este mês de novembro em prol da saúde do homem e para precaver os riscos do câncer de próstata. O Elevador Lacerda trocou a cor rosa pelo azul, que irá permanecer durante todo o mês. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai iniciar na segunda-feira (6), nos 12 distritos sanitários, um ciclo de palestras educativas, disponibilizou estandes para realização de testes rápidos, distribuição de preservativos, encaminhamento para vasectomia, atendimento odontológico, orientações sobre a saúde do homem e outras atividades.
Segundo a coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Adriana Miranda, a SMS desenvolveu a programação do Novembro Azul alinhada ao Ministério da Saúde, de acordo com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. “A nossa perspectiva de trabalho é que vejamos o homem como um todo, não focando somente no câncer de próstata, mas também em outras doenças”, observa.
Este ano, o município escolheu como um dos temas para debate a “Enfrentamento ao Machismo”. “O tema foi escolhido em virtude do reconhecimento de que o homem procura menos os serviços de saúde por compreender o autocuidado como fragilidade e “coisa de mulher”. Tal fato está ancorado na cultura da masculinidade afastando o homem adulto dos serviços de saúde de atenção primaria à saúde, favorecendo o aumento e não tratamento das doenças crônicas não transmissíveis, as infecções sexualmente transmissíveis, o distanciamento da paternidade, entre outras”, destacou Adriana.
Feiras de saúde – No dia 22 de novembro, das 9h às 17h, vai ser realizada a feira da saúde da CODEBA, com diversos serviços para a promoção da saúde do homem. Já no dia 25, o Distrito Sanitário do Subúrbio vai ser contemplado com as ações da feira das 9h às 16h. Os locais ainda vão ser divulgados.
A intervenção por videolaparoscopia simplificou as cirurgias para combater câncer de próstata, reduzindo o tempo de recuperação dos pacientes. Menor sangramento, menos risco de infecção e menos dor no pós-operatório, o que, consequentemente, reduz o consumo de medicamentos, são algumas vantagens do método.
“Com a cirurgia minimamente invasiva, a recuperação da continência acontece logo após o procedimento ou em até um mês, enquanto na cirurgia aberta leva-se até um ano. A retirada da sonda da bexiga ocorre entre sete e oito dias, diferente da cirurgia aberta em que se chega a 14 dias”, compara o urologista Lucas Batista, que também é professor e chefe do Serviço de Urologia da Universidade Federal da Bahia.
Câncer de próstata
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Alguns podem ter sinais semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, como dificuldade de urinar, necessidade de fazer xixi mais vezes durante o dia ou à noite. Já na fase avançada, podem surgir jato urinário fraco ou interrompido, sangue na urina ou no líquido seminal (sêmen), disfunção erétil, fraqueza ou dormência nas pernas ou pés e dor nos ossos, como ombros, quadril e coxas.
A próstata é uma glândula que fica localizada logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A principal função é a produção de uma secreção que sirva de proteção para os espermatozoides. A cirurgia é o principal tratamento para o câncer de próstata, pois, na maioria dos casos, permite remover todo o tumor maligno e curar o câncer, especialmente quando a doença ainda está pouco evoluída e não atingiu outros órgãos, como orienta o especialista.
A Clínica de Urologia do Comércio – CUC – atua no tratamento de doenças do trato urinário (rins, bexiga, próstata, órgãos genitais) de homens, mulheres e crianças (urologia pediátrica), prezando sempre pela utilização das mais modernas técnicas médicas e pela construção de relação humanizada entre médico e paciente. Entre os serviços disponibilizados pela unidade estão as consultas médicas e a realização de exames como urofluxometria e urodinâmica, além de procedimentos cirúrgicos ambulatoriais.
Fonte: Agência de Notícias/Ascom Cárdio Pulmonar/Secom Salvador/Clínica de Urologia do Comércio
Foto: Google
Redação Saúde no Ar