Novembro Azul: homens vão menos ao médico que mulheres

Durante o penúltimo mês do ano, a campanha Novembro Azul promove a conscientização para os cuidados à saúde do homem, com destaque para a prevenção e combate ao câncer de próstata. Em 2022, a ação tem como tema “Saúde também é papo de homem”.

De acordo com llevantamento da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU); juntamente com o Ministério da Saúde, as mulheres vão ao médico mais do que homens. Em 2021, no Sistema Único de Saúde (SUS), ocorreram 862 milhões de atendimentos para o público do sexo feminino contra 725,4 milhões do sexo masculino. Até junho de 2022, foram 379,4 milhões contra 312,4 milhões.

Além disso, dados do Sistema de Informação Ambulatorial do Ministério da Saúde, informa que no ano passado, 16.055 homens brasileiros morreram de câncer de próstata. O mais incidente no sexo masculino depois do câncer de pele não melanoma e o segundo que mais mata, atrás apenas do câncer de pulmão.

Dia D em Salvador

Em Salvador, o início das mobilizações do ‘Novembro Azul’,  será marcado pela realização do Dia D, neste sábado (5). A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai abrir mais de 60 postos espalhados pela capital baiana, das 08h às 16h, para atendimento exclusivo da população masculina.

Dessa forma, entre os serviços disponíveis estarão: consultas com médicos clínicos, odontólogos e triagem com enfermeiros (marcação prévia em postos de saúde, ou seja, não será demanda aberta). Bem como, aferição de pressão arterial e glicemia; testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s); vacinação; consulta de pré-natal do parceiro. Encaminhamentos para clínica de disfunção sexual masculina e vasectomia; encaminhamento para urologistas, cardiologistas e exames especializados, como USG de próstata.

Assim, após o êxito da Campanha do Outubro Rosa com a abertura de unidades de saúde aos finais de semana para atendimento do público feminino, a SMS manterá a estratégia também no Novembro Azul; cuja programação terá publicação semanal para a população.

  • Hospital Municipal

Com foco nos exames de imagem, o Hospital Municipal amplia as vagas de ultrassonografias da próstata (via abdominal e transretal). Para ter acesso ao serviço, é necessário que o interessado realize a marcação prévia exclusivamente nos postos de saúde do Distrito Sanitário Cajazeiras.

  • Multicentros

Ao longo do mês, serão ampliadas 300 vagas, entre consultas especializadas e exames, para acolher o público masculino. A marcação será via posto de saúde para urologista e cardiologista, além de ultrassonografias de próstata, abdômen total, aparelho urinário e de testículo.

  • Postos de saúde

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão intensificar a oferta de consulta médica e odontológica, realização de testes rápidos (HIV, sífilis e hepatites) e imunização. Além disso, haverá orientações sobre pré-natal do parceiro, planejamento reprodutivo, prevenção ao câncer de próstata, combate ao tabagismo e tuberculose e encaminhamentos para clínica de disfunção sexual e vasectomia.

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe