Uma proposta de doutorado profissional nas áreas de gestão, ensino e saúde foi submetida à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por uma comissão formada por profissionais da sede e de seis hospitais filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), após trabalhos em regime de imersão desde o início de outubro. Segundo a proposta, o curso será composto por 80% de disciplinas presenciais e 20% por ensino à distância (EAD).
O objetivo é qualificar profissionais e pesquisadores de excelência aptos a atuarem na assistência, pesquisa e ensino em áreas estratégicas da saúde. O profissional formado pelo curso poderá gerar novos produtos, patentes e processos de produção para os hospitais da Rede Ebserh no intuito da resolução de problemas e qualificação do ensino, da gestão e da assistência minimizando as diferenças regionais onde estão inseridos.
De acordo com a coordenadora de Formação Profissional da Ebserh, Caroline Valero, a proposta é inovadora pois, apesar da colaboração das universidades federais, ela nasce pela própria Ebserh. “Mantendo uma parceria muito positiva, essas instituições de ensino nos apoiarão por meio do corpo docente do curso, formado também por profissionais da Rede Ebserh”, explicou a coordenadora.
Outro diferencial será a questão da mobilidade, em que o aluno poderá transitar pelos diversos hospitais da Rede Ebserh. A proposta é que ele aproveite o potencial de cada unidade. Isso possibilitará o desenvolvimento de atividades com qualidade, de acordo com as potencialidades de cada hospital, ou seja, o que cada um tem de melhor que possa ser compartilhado.
Para o presidente da Ebserh, Kleber Morais, o doutorado vai ao encontro da necessidade permanente de qualificar o corpo profissional da Rede Ebserh. “A qualificação deve ser contínua, pois os hospitais universitários têm a obrigação de ser os melhores do país, aliando o ensino, a pesquisa e a inovação, sem deixar de lado a assistência à saúde para a população. Essa é mais uma ação da Ebserh, em que os profissionais da nossa rede terão a oportunidade de se qualificar, o que, com certeza, irá refletir positivamente no trabalho realizado em nossas unidades”, declarou o presidente.
Fonte: Ebserh
Foto: Ebserh
Redação Saúde no Ar