No limite: Hospitais particulares do Rio estão perto da capacidade máxima para Covid; rede pública tem 2º dia sem vagas

No limite: Hospitais particulares do Rio estão perto da capacidade máxima para Covid; rede pública tem 2º dia sem vagas

Diferente do Paraná; onde alguns hospitais tiveram que fechar o pronto atendimento por superlotação. No Rio de Janeiro, a situação é critica em todo o estado. A taxa de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 da rede particular na cidade já passa de 90%. Na rede SUS da capital que engloba unidades municipais; bem como estaduais e federais;  o panorama é semelhante: a taxa de ocupação de leitos de UTI destinados à doença está em 90%.

Dessa forma; os leitos que ainda restam na rede pública estão bloqueados para eventual uso por pacientes que já estão internados e podem precisar ir para a UTI.

De acordo com o médico Graccho Alvim; diretor da Associação de Hospitais do Estado do Rio de Janeiro (Aherj), os dados são preocupantes.

Ao todo, 1.044 pacientes estão internados nos hospitais públicos da capital. Nas UTIs, são 493 doentes. Contudo; no SUS, em todo o estado, 276 pessoas estão na fila para internação por Covid, sendo que 123 precisam de UTI.

Dificuldade para o exame

De acordo com informações do G1; uma paciente que precisava descobrir que estava com Covid-19, precisou pagar a consulta e o teste. Segundo ela não conseguiu ajuda em nenhuma unidade da rede pública perto de casa.

Além disso, segundo ela só conseguiu marcar o exame para a segunda semana de dezembro.

Em resposta; a Prefeitura do Rio disse que 90% das unidades têm testes para Covid, e que os últimos testes que recebeu são processados em equipamentos especiais, e por isso eles são oferecidos em dez policlínicas.

A prefeitura disse que vai apurar a denúncia do exame marcado para um período superior aos 14 dias do início dos sintomas.

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Lei de Saneamento Básico: 24 estados precisaram investir mais para atingir metas

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *