Moradores de São Paulo e Minas vão ao Rio para se vacinar

Moradores de São Paulo e Minas vão ao Rio para se vacinar

Com o calendário de vacinação da cidade do Rio de Janeiro mais de um mês à frente da capital paulista; moradores da cidade vão ao rio para imunização.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio, 3.400.526 indivíduos já se vacinaram na capital carioca. Desse número, 10,71% vieram de outras cidades. A maioria do próprio Estado, 8,22%, e os demais das outras unidades da federação.

Contudo, São Paulo só perde para Minas, foram 16,1 mil (0,47%) moradores do Estado vizinho que também resolveram se vacinar no Rio.

Não se trata exatamente de um turismo de vacina, como já está acontecendo nos Estados Unidos e em alguns outros países onde a imunização está mais avançada. Na maioria dos casos, são pessoas que circulam na cidade por motivos de trabalho ou familiares. Assim, segundo o secretário de saúde do estado, no Rio, basta apresentar o CPF para se vacinar.

Urgência

De acordo com o secretário de Saúde, o município está trabalhando no limite da falta de doses para dar mais agilidade ao processo. Além disso, segundo aeEspecialista em saúde pública e integrante do comitê de combate à covid-19 da UFRJ, Chrystina Barros não vê maiores problemas no intercâmbio. “Como o Rio já conseguiu avançar bem na cobertura dos idosos, dos mais vulneráveis, não vejo problema em vacinar pessoas que já circulam por aqui por motivos familiares ou econômicos”.

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Entidades recomendam ações para fortalecer educação na pandemia

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *