Mix de imunização: É seguro misturar vacinas Sputnik V e AstraZeneca

Mix de imunização: É seguro misturar vacinas Sputnik V e AstraZeneca

O Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF), anunciou resultados preliminares de um estudo que avalia eficácia e segurança da combinação de doses da vacina Sputnik V com os imunizantes da AstraZeneca; bem como Sinopharm e Moderna.

De acordo com o RDIF,  a pesquisa mostrou “alta segurança”. Além disso, o estudo analisou os resultados da aplicação da 1ª dose da vacina russa e da 2ª dose de vacinas das outras fabricantes. Ao todo, 121 participantes voluntários em Buenos Aires, capital da Argentina participaram do estudo. Segundo o RDIF, todas as combinações estudadas são seguras.

Desse modo, a partir dos resultados, a ministra da Saúde argentina, Carla Vizzotti, anunciou que o país começará a usar doses de vacinas da AstraZeneca e da Moderna para completar a imunização contra a covid-19 das pessoas que receberam a 1ª dose da Sputnik V.

Além disso, outro estudo, conduzido no Azerbaijão, também demonstrou a segurança da mistura da 1ª dose da Sputnik V com a 2ª dose do imunizante da Oxford/AstraZeneca. A pesquisa, em andamento desde fevereiro de 2021, teve os resultados preliminares divulgados ainda em julho de 2021.

Até o momento no Brasil é aplicadas as vacinas CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer. Também está em uso a vacina Janssen, que requer só uma dose. De acordo com dados do painel LocalizaSUS, do Ministério da Saúde, o imunizante da AstraZeneca é o mais utilizado.

Campanha Vidas Importam 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.