Médico e cientista Elsimar Coutinho morre aos 90 anos

Médico e cientista Elsimar Coutinho morre aos 90 anos

Depois de ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, o médico Elsimar Coutinho,  morreu nesta segunda-feira, 17, aos 90 anos.

Elsimar Coutinho foi transferido para São Paulo após ser internado no Hospital Aliança, no último  dia 20 de julho, e apresentar um quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave, em decorrência da Covid-19.

Elsimar Coutinho estava internado desde o dia 29 de julho na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Durante o período em que permaneceu na unidade, ele precisou sedado e respirando com auxílio de ventilação mecânica. Ainda na capital baiana, apresentou problemas renais e pulmonares. Por causa de uma disfunção circulatória, foi submetido a hemodiálise.

Nascido em 18 de maio de 1930 na cidade de Pojuca, interior da Bahia, Elsimar Metzker Coutinho formou-se primeiro em farmácia e bioquímica, em 1951, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Quatro anos depois, concluiu o curso de medicina na mesma instituição.

Filho de médico de mesmo nome, dizia que a profissão foi uma espécie de herança do pai, que, além de médico, era farmacêutico e professor de farmacologia.

Pós-graduado em endocrinologia pela Universidade de Sorbonne, em Paris, França, e no Instituto Rockfeller, em Nova York, EUA, atuou como professor e pesquisador da Faculdade de Medicina da UFBA. Nos  anos 60,  Elsimar  criou o primeiro anticoncepcional injetável de uso prolongado, tornando-se uma das maiores referências em planejamento familiar em todo o mundo.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.