MEC apresenta ações para novo ensino médio

MEC apresenta ações para novo ensino médio

Nesta quarta-feira (14), o Governo Federal lançou o Cronograma Nacional de implementação para o Novo Ensino Médio;. que foca na escolha de disciplinas pelos jovens e deve começar a valer em 2022, para o 1º ano do ensino médio. Assim, em 2023, as mudanças atingirão o 1º e 2º anos, e até 2024 atingirá os três anos do ensino médio.

Além disso, o novo cronograma prevê aumento de 800 para mil horas anuais do tempo mínimo do estudante na escola.  O lançamento do cronograma contaria com a presença do presidente Jair Bolsonaro Contudo, o presidente est[á internado em hospital em São Paulo.

A nova portaria 521 deverá orientar as Unidades da Federação quanto aos procedimentos; bem como apoiar no processo de execução dos currículos, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Foco do programa

O programa foca em cinco itinerários formativos – linguagens e tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza; ciências humanas e formação técnica e profissional. Escolhidos pelos próprios estudantes.

De acordo com o governo, entre as mudanças, haverá um novo cronograma de formação de profissionais e atualizações das matrizes da Sameb e do novo Enem. Além disso, o MEC anunciou cursos de formação e centros de mídia para 27 unidades federativas para estratégias que envolvam o ensino híbrido.

“Afim de garantir uma educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e aproximar as escolas da realidade dos estudantes, considerando as novas demandas e a complexidade do mundo do trabalho e da vida em sociedade”, descreveu o Ministério da Educação em nota.

Além disso, com o Novo Ensino Médio (NEM), também passa a ser obrigatório o desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes.

 

 

 

Campanha Vidas Importam 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *