Mato Grosso - Governo estadual obriga o uso de máscaras nas ruas, estabelecimentos públicos e privados

Mato Grosso - Governo estadual obriga o uso de máscaras nas ruas, estabelecimentos públicos e privados

O governador do Mato Grosso,  Mauro Mendes (DEM),  anunciou que partir de  13 de abril o uso de máscaras é  obrigatório nos estabelecimentos públicos e privados de todas as cidades do Mato Grosso e também nas ruas.  Nessa semana, a Polícia Militar está fazendo apenas um trabalho educativo, explicando a importância do uso para quem ainda não está de máscara. Mas, a partir da semana que vem, deve haver multa.

“Se o vírus é transmitido através da saliva, quando conversando com alguém, mesmo que invisivelmente, pequenas micro gotículas de saliva podem ser expelidas, nessas gotículas pode ter centenas ou milhares de vírus embutido, isso pode ser projetado em uma mesa, em uma superfície, sobe algum lugar e vem alguém desavisado coloca a mão e a partir dali começa ampliar uma cadeia de transmissão”, disse. 

Segundo o governador, a campanha também incentivará a população fabricar sua própria máscara de maneira artesanal.

Ainda não se sabe nem quanto nem como as multas serão aplicadas. De acordo com o governo, um milhão de máscaras vão ser distribuídas por mês para profissionais de saúde, funcionários públicos e famílias de baixa renda do estado. Polos de produção têm parceria com a federação das indústrias.

Abdon Karhawi, médico infectologista, afirma o uso da máscara é importante, mas só ela não é suficiente para se prevenir contra o novo coronavírus: “A máscara é parcial. Os cuidados de isolamento, respeitar a distância e higiene, precisam ser mantidos de maneira rigorosa. E a máscara é mais uma ferramenta para ajudar”, disse.

Outra medida importante para combater o novo coronavírus são os testes em massa. Em Mato Grosso do Sul, o pátio do quartel do Corpo de Bombeiros, em Campo Grande, se transformou numa espécie de drive thru de coleta de exames; 40 militares receberam treinamento.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.