Martagão inaugura unidade em Salvador

Martagão inaugura unidade em Salvador

martagao_gesteiraO Hospital da Criança Martagão Gesteira vai ampliar a assistência na cidade de Salvador. No próximo dia 10 (quinta-feira), a instituição filantrópica inaugura uma nova unidade especializada em pediatria no bairro de Roma, na Cidade Baixa, já beneficiando 5 crianças que passarão por procedimento cirúrgico nessa data. Estarão presentes, além dos dirigentes da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, mantenedora do Martagão Gesteira, o Prefeito ACM Neto e o Secretário Municipal de Saúde José Antônio Rodrigues Alves.

A casa onde vai funcionar a unidade com sistema de Day Hospital (Hospital Dia) foi totalmente reformada e equipada com recursos provenientes de doações, que somam um valor aproximado de R$ 300 mil. Os serviços serão garantidos através de contrato firmado com a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Saúde, totalizando um custeio de R$ 215 mil/mês. Com a nova unidade, a sociedade contará com a ampliação da assistência a crianças de 0 a 14 anos, com cerca de 1300 atendimentos mensais e 360 cirurgias de pequeno e médio porte realizadas por mês. Postectomia, herniorrafia umbilical e inguinal, polidactilia, revisão de cistos e plástica em Z são alguns dos procedimentos.

Notícias relacionadas

Ivete emociona em prol do Martagão

Martagão recebe mais investimento
 
Para Emanuel Melo, Presidente da Liga Álvaro Bahia, a abertura do novo centro de atendimento representa uma grande conquista: “A unidade será de significativa importância para a população baiana, visto que algumas cirurgias têm fila de 1 ano com até 500 crianças na lista de espera e o Hospital Dia visa zerar estas filas”, a exemplo da pequena Leandra Prates, de apenas 2 anos, que tinha a sua cirurgia de herniorrafia umbilical agendada para agosto de 2017, mas terá o procedimento antecipado para esta quinta-feira (10).

O Martagão Gesteira é referência em pediatria, contemplando atendimento ambulatorial, cirurgia e pós-operatório. Com o remanejamento destes pequenos procedimentos para Roma, o volume de cirurgia cardíaca, neurológica e oncológica será ampliado na sede localizada no Tororó. Outros benefícios foram decisivos para a abertura do Hospital Dia: redução de custos para os procedimentos em torno de 55% quando comparado com internamento convencional; maior disponibilidade de leito hospitalar para internamento de pacientes com necessidades mais complexas; ampliação da oferta de cirurgia pediátrica de pequeno e médio porte; redução da fila de espera e realização de procedimento no melhor momento para o paciente; redução do risco de infecção e da ansiedade pré-operatória, tanto do paciente como do familiar, uma vez que a alta é dada em menos de 24 horas após o procedimento.

Redação Saúde no Ar

João Neto

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.